terça-feira, 15 de outubro de 2013

SUD MENNUCCI, UM PROFESSOR

Casarão original onde se instalou o CPP em 1936 na avenida da Liberdade. Neste mesmo local está o edifício da sede hoje.

Hoje é dia do professor. Eu realmente não me lembrava disso até começarem a aparecer no Facebook postagens sobre isto. E este artigo que publico hoje é baseado numa postagem que fiz no Face. Lembro-me que, quando era pequeno, eu me surpreendia com o fato de esse dia não ser feriado.

Por que? Bom, porque em minha casa e na de minha avó, meu avô Sud - que, como sabem, nunca conheci, embora seja seu biógrafo - era sempre lembrado e até cultuado. Meu avô era sempre lembrado como sendo e tendo sido defensor dos professores, bem como fundador do Centro do Professorado Paulista (CPP) e também do Dia do Professor. Pelo menos, era o que parecia para mim naquela época.

Ele, na verdade, foi um dos fundadores do CPP, não "o" fundador. E o CPP sempre teve, até hoje tem, um carinho especial por ele, presidente que foi do centro por 17 anos. Quando diversos professores do Estado se reuniram em São Paulo para fundar o Centro, mau avô não estava ali. A um dado momento, alguns lembraram-se dele e defenderam que ele fosse imediatamente convidado para participar da agremiação, pois somente ele poderia dar uma grande dose de credibilidade à nova entidade. Sud recebeu o convite e o aceitou. Um ano e meio mais tarde, tornou-se seu presidente. E com o cargo ficou por cerca de dezessete anos - mais especificamente, até sua morte em 22 de julho de 1948.
Reformas no casarão - 1937. Foi inaugurado em 1938.

E não, não foi ele quem instituiu o Dia do Professor, mas fica a lembrança. E acho que ele, hoje, se vivo fosse (teria 121 anos) provavelmente teria um enfarte cada vez que lesse sobre o que fazem com nossos professores hoje em dia. E olhe que ele já se queixava de como eles eram tratados.

Ele era feliz e não sabia. Ele ocupou o cargo equivalente ao atual "Secretário da Educação" por três vezes: em 1932, 1933 e de 1943 a 1945. Em todas essas oportunidades sempre defendeu ativamente os professores e tentou de todas as formas conseguir melhores condições para eles.
Sud Mennucci em 1945.

O Centro não era uma entidade política, mas uma entidade que congregava professores. Jamais foi um sindicato. Cresceu muito. Espalhou inúmeras colônias de férias pelo Estado. Continua tendo grande credibilidade perante os professores até hoje. Ele está desde 1936 situado no mesmo local: um terreno onde primeiro abrigou um palacete de dois andares (era originalmente uma residência particular), depois o mesmo palacete reformado em 1938 e finalmente o edifício de diversos andares que está lá até hoje, depois de demolirem o casarão no final dos anos 1960 e emprestarem o terreno para as obras do metrô. O edifício foi contruído depois do final das obras e da desocupação do terreno.

Nesse período ele ocupou as instalações em um prédio na rua Antonio de Godói, que depois passou a ser a biblioteca do Centro. Popr volta do anos 2000 a biblioteca mudou-se para a Vila Mariana.

Quem adquiriu o terreno da atual sede foi Sud.

Um comentário: