sábado, 26 de outubro de 2013

A EXPERIÊNCIA DA SOROCABANA (1934)


Curiosa esta notícia sobre os subúrbios da Sorocabana, publicada em 1934. Ela anunciava que estaria fazendo experiências com os trens de subúrbios nessa época.

Eram dois novos horários diários para o trem chegar a São Roque para ver se "dava audiência". Os trens normais, diz ela, só iam nessa época até Mailasky, que já é no município de São Roque, mas bem antes da estação do centro da cidade (assim como São João Novo, mais longe ainda).

Na época, os trens ainda eram a vapor - a eletrificação somente iniciaria suas atividades dez anos depois - e levavam mais ou menos 1h15m para ir de Julio Prestes (ainda chamada de São Paulo) a Cotia (hoje Itapevi). Não é muito diferente hoje, com trens elétricos, mas há mais trens e mais estações.

Não existiam ainda em 1934 (basta ver o horário) as estações de Imperatriz Leopoldina, Comandante Sampaio, Miguel Costa, Antonio João, Jardim Belval, Jardim Silveira, Sagrado Coração, Engenheiro Cardoso (até Itapevi) e, depois, até Amador Bueno, não havia paradas em Santa Rita, Cimenrita e Ambuitá - este tresho está fechado desde 2010 e deve ser reaberto em pouco tempo (espera-se, pois o trecho já parece praticamente pronto, com uma estação a menos - Cimentira não terá uma nova versão).

E depois de Amador Bueno? São João Novo, Mailaski, Gabriel Piza e São Roque entravam para o rol dos trens de subúrbio, facilitando a vida de quem precisava ir a São Paulo. O curioso é que, enquanto a estação de ão Roque era ponto obrigatório de parada dos trens de longa distância da Sorocabana desde a abertura da linha (1875), a estação de Gabriel Piza, que já existia desde 1919, servia então para que? Na verdade, ela foi aberta num local distante de tudo na época: sua função, quase que certamente, era para fazer cruzamentos de trem dando mais agilidade para os trens de linha. Os trens de longa distância paravam nela e a partir de 1934 passaram a parar também os de subúrbios.

Anos depois, os trens de suburbio da Sorocabana atingiram Mairinque, uma estação após São Roque. Nunca passaram de Mairinque, mas no final do século XX foram desativados, passando a correr somente até Amador Bueno - e com baldeação em Itapevi. Aqui já era a CPTM atuando. A Sorocabana era apenas saudade.

As estações de São João Novo, Mailaski, Gabriel Piza, São Roque e Mairinque estão desativadas desde então. Gabriel Piza foi totalmente destruída por vândalos. E ainda veio poucos anos atrás um prefeito com visão curta em São Roque dizer que não queria trens da CPTM voltando a parar ali, pois não queria que a cidade se tornasse cidade-dormitório. Agora, os munícipes de Marinque e de São Roque que se ferrem, tendo que ir todos os dias para São Paulo ou proximidades por uma estrada estreita, cheia de lombadas e carregadíssima decarros. Tanto a velha Raposo Tavares como a Castelo Branco, única alternativa que eles têm, vivem congestionadas todas as manhãs e tardes. Ô políticos burros.

Um comentário:

  1. Pelo que andei pesquisando, em 1984 os trens da atual Linha 8 já chegavam apenas até Amador Bueno.

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