terça-feira, 3 de novembro de 2009

RIO ACIMA, MINAS GERAIS

Foto Gutierrez L. Coelho em 1/11/2009

Rio Acima é um município perto de Belo Horizonte – faz parte da Grande Belo Horizonte (região metropolitana) – que acaba de ganhar um trem turístico. Com uma locomotiva a vapor e três carros de madeira que parecem ter vindo da VFRGS (antiga Viação Férrea do Rio Grande do Sul), embora também se diga que pelo menos um deles veio da RVPSC (Rede de Viação Paraná-Santa Catarina). Engraçado, nomes antigos de ferrovias extintas que começam a se perder no tempo.

Rio Acima ganhou o trem que ainda não andou ali, espera-se que o faça antes do final do ano. Esperamos que a cidade tenha mais sorte que vários outros projetos de trens turísticos que, até com as locomotivas e carros disponíveis, não vingaram. O fato é que a locomotiva, segundo o expert carioca João Bosco Setti, é uma Orenstein & Koppel que trabalhou na Usina Cruangi, em Tinabúba, Pernambuco, puxando cana de açúcar por muitos anos. Foi construída em 1924 e andava em bitola de 60 centímetros, mas como tem um interessante sistema que permite adaptar a bitola à vontade do freguês (ainda segundo Setti), foi adaptada pra bitola métrica, que é a medida dos trilhos que (ainda) passam pela estação da cidade.

Aliás, foi um crime o que fizeram com Rio Acima. Era sua pequena estação quase centenária o ponto final de um trem de subúrbio que vinha de Belo Horizonte e se estendia de leste a oeste da cidade, utilizando as antigas linhas da Central do Brasil que possuem bitola mista na capital mineira. Para o sul de General Carneiro, onde a linha do Paraopeba encontrava a Linha do Centro da Central, a linha seguia em bitola métrica.

Por volta de 1993 (esta data é meio confusa, havendo colegas que citam outros anos próximos a esse), com a abertura do Demetrô de Belo Horizonte, Rio Acima ficou a ver navios. Pelo Demetrô, acabaram com o subúrbio, que não era nenhuma maravilha, mas atendia a cidade. E esta ficou sem o seu trem diário — aliás, havia mais de um por dia.

Hoje é atendida por ônibus que trafegam nas péssimas estradas que levam a Belo Horizonte e outras cidades ali por perto. E mais: se quiserem voltar com o trem, terão de repor muitos quilômetros de trilhos roubados durante os últimos anos. Incrível: desde que a linha do Centro foi concessionada à FCA e os trens de subúrbio que por ali trafegavam deixaram de faze-lo, tudo foi abandonado ao Deus-dará. Sabe Deus quantos quilômetros o trem turístico conseguirá rodar a partir de Rio Acima. Provavelmente terão de repor trilhos, além de limpar muito mato.

É fato, no entanto, que a região é muito bonita. As pontes e viadutos de pedra que existem ali por onde a linha passava são maravilhosos, além da paisagem e da floresta que sobreviveu em alguns trechos. Quem andar nesse trem na sua primeira viagem vai fazer uma viagem que não se faz há muitos anos.

Porém, trem turístico é apenas trem turístico. Não é meio de transporte, é quase como um brinquedo. E Rio Acima continuará mal atendida em termos de transportes, ela que já tinha seu trem de subúrbio (fora os trens de passageiros de longa distancia que também já passaram por lá e desapareceram há mais tempo ainda).

6 comentários:

  1. Pelo menos uma boa nova...

    Agora é ver como vai se sair essa iniciativa.

    Todo mundo quer brincar com trens (trens turísticos), mas usar o trem como coisa de gente grande (solução para o transporte de passageiros)...ninguém quer!

    Abraço!

    ViajanteDoria - RdV Etc.

    ResponderExcluir
  2. Que bom pelo menos vão usar avelha linha pra alguma coisa. No inicio da decada de 90 peguei esse trem com minha mãe. Foi a unica vez que andei em um trem de longo percurso. Apesar de ser por um pequeno trecho (BH-Santo Antonio das Roças Grandes ). Mas guardo em minha memoria até hoje.Espero que va pra frente e talvez o estenda ate Raposos ou quem sabe Sabara.

    ResponderExcluir
  3. Só prá desencargo de consciência, o subúrbio de Rio Acima foi extinto em 1 de setembro de 1996, dia que a FCA começou operar a parte que lhe foi arrendada da SR2 na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

    Para maiores informações, procure a tese de mestrado de Helena Guimarães chamada "Da Inclusão à Exclusão Social: A História dos Trens de Subúrbio de Belo Horizonte" - Disponível na internet.

    ResponderExcluir
  4. Leandro - muito boa informação. Eu tinha essa data em 1993, por fonte verbal. A sua é claramente documentada, pois está em trabalho escrito. O problema vai ser conseguir a tese, a qual gostaria muito de ler. Agora, que absurdo, cancelar um trem de suburbio por causa da concessão. Claramente falta de vontade do governo em mante-lo.

    ResponderExcluir
  5. Tudo bem ?
    Fui a Rio Acima, hoje,07 de agosto de 2010 e em Raposos, a cituaçao da linha que corta essas cidades e de chorar, esta completamente abandonadas, indo em direçao a itabitito, uma parte da linha esta cedendo paralelo ao Rio das Velhas,se nao tomarem atitudes, no futuro nao teremos nenhuma memoria dos trilhos que ali estao, da vontade de chorar, pouco valor e grande descaso com nossas ferrovias que ja modernizou o nosso pais e hoje estao completamente sucateadas e despresadas.

    ResponderExcluir
  6. sim...voltou ...agora trem das cachoeiras.,...para felicidade do povo amigo de rio acima...parabéns..

    ResponderExcluir