quarta-feira, 4 de novembro de 2009

ERA UM BELO LUGAR

Em 1913, a cidade de São Paulo buscava se tornar uma cidade limpa e livre das epidemias que costumavam grassar nas diversas cidades brasileiras de então. Uma das providências era a retificação de rios (como o Tamanduateí, acima, na esquina com a rua Luiz Gama). Notem que a esquina era do rio, não da avenida do Estado, pois esta ainda não existia.

Uma ponte aparentemente de madeira, simpática e bem feita, dava passagem a esta rua sobre o rio. Era, sem dúvida, um belo lugar, depois da reforma recém-feita.

Hoje, este local tem uma avenida de duas pistas de cada lado, com o rio totalmente tapado – só dá para se o ver pelas frestas debaixo do tampão para quem está nas pistas mais baixas ao lado do rio. Ainda por cima (literalmente por cima) foi construído ali o elevado – bem elevado, realmente – para passar o chamado “Fura-Fila”, que na verdade é uma avenida estreita feita sobre pilares para que passem ônibus que levam à avenida das Juntas Provisórias, mais ao sul da cidade, e que depois seguirão para a Cidade Tiradentes, local tão distante para mim que jamais lá estive (e olhem que eu já rodei pela cidade de São Paulo praticamente inteira).

Não que o transporte esteja errado – é bom que haja esse transporte rápido para locais afastados do Centro – mas os elevados enfeiam demais os locais por onde passam. Os pilares de concreto com as vigas por onde correm a avenida dos ônibus são realmente muito feios. E é difícil de se as tornar bonitos.

Enfim, a foto é apenas um exemplo (foi tirada de uma revista, A Vida Moderna, acervo Paulo Castagnet) de como a cidade um dia foi bonita e hoje com sua monstruosidade tende a se tornar no conjunto cada vez mais feia. Ainda existem rincões bonitos, cada vez menos fáceis de se encontrar.

3 comentários:

  1. Parece que tem um barco do lado esquerdo da foto.

    ResponderExcluir
  2. Luiz Carlos disse :
    Êsses minhocões que proliferaram pelas cidades brasileiras são realmente horriveis. Paris e NY
    tem linhas de trens que correm por pistas elevadas mas talvez por serem projetos antigos e feitos de ferro fundido não causam tanto desconforto visual. Êles lembram a estrutura do nosso Viaduto Sta. Efigenia.

    ResponderExcluir
  3. Particularmente, eu acho concreto um negócio horroroso, além de ser um material de manutenção externa muito difícil. Portanto, não faria amizade com o inventor do concreto...

    ResponderExcluir