sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O CIRCUITO DA GÁVEA

Eu nem conhecia ainda o Rio de Janeiro e já sabia que existia, ou havia existido um dia, o “circuito da Gávea”. Não sabia o que era, nos anos 1960. Tanto que a primeira vez que fui ao Rio, fui com minha namorada (atual esposa, a bela Ana Maria), que é carioca, e quando olhava nos mapas da cidade e via a Gávea ficava curioso. Mas que circuito era aquele que eu ouvira falar? De corridas?

Sim, de corridas. Olhando nos meus papéis velhos, na “Noite Ilustrada”, precisamente de 7 de junho de 1938, aparece um mapa do circuito. Na verdade, é uma página solta da revista, separada por meu avô naquele tempo, para colocar em seu fantástico arquivo. Ele adorava mapas. Veja-o acima.

A revista dizia que a prova “se inscreve entre as mais difíceis do mundo” e que os argentinos a chamavam de “o trampolim do Diabo”. Reparem que no mapa há números. De acordo com a revista, o número 1 é a saída, rua Marquês de São Vicente; o 2, a entrada do canal; o 3, o local de chegada; o 4, a Gruta da Imprensa; o 5, a Lagoinha; o 6, a Serra; o 7, o trampolim do Diabo; o 8, a rua Marquês de São Vicente.

Entre o local de chegada e o da cronometragem, o local da Rádio Nacional, que “fará, com das vezes anteriores, uma transmissão sensacional dos mínimos detalhes da grande prova”.

Eu conheço pouco a Gávea, embora após 1972 tenha ido diversas vezes ao Rio. Não sei onde são os lugares citados. Conheço só o tal canal, mas não sei o nome da rua por onde ele passa. Não sei, também, o que são no mapa as cruzes maltadas. Seriam os tais pontos de cronometragem? E porque a chegada ficava num ponto diferente da saída num percurso fechado?

E o Trampolim do Diabo? Era um ponto da pista ou toda ela? Afinal, a revista fala que os argentinos chamavam a prova com esse nome, mas o mapa cita um ponto.

Quando terá sido a última prova da Gávea?

10 comentários:

  1. Olá Sr.Ralph, boa noite. Muito interessante a historia de ontem (Lollio do Porto). Coincidentemente, ainda ontem lia sobre os cinemas do Brás no endereço http://www.saopaulominhacidade.com.br/list.asp?ID=3545. Esse bairro cehgou a ser considerado a "broadway" brasileira...
    Ah! Feliz aniversario atrasado, muita paz e saúde.

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  2. Coloco aqui um comentario feito pelo Daniel, fora do blog, mas interessante: "Lendo o seu "blog" de ontem lembrei que tinha um trecho
    gravado de um antigo programa humorístico chamado PRK30 dos anos 50 que era feito por uma dupla Lauro Borges e Castro Barbosa (quando era garoto nos anos 50 a familia ouvia este e outros programas como o Balança mas não cai, reunida junto a um antigo rádio receptor tipo capelinha na casa do avô de uns primos em Botucatu. Este trecho é justamente sobre uma fictícia corrida no circuito da Gávea onde mencionam "trampolim do diabo" como tres pulinhos do diabo. Mencionam tambem "lagoinha" termos que aparecem no seu blog".

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  3. Olá Sr. Ralph,

    Nesse senido tbém é interessante a "Radio Camanducaia" (www.radiocamanducaia.com.br),cujo apresentador é o Alberto Júnior, o porteiro da rádio é tbém o Alberto Junior e o contra-regra é também o Alberto Junior. Ah, ia me esquecendo: "Não tem filiais". Boa idéia do Radialista Odayr Batista. Vale a pena ouvir.

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  4. Conheço o tal circuito, tenho inclusive algumas fotos da corrida na época, apesar de não ser do meu tempo ... eu moro bem pertinho de onde ocorriam estas corridas e posso afirmar que realmente era um circuito de rua que seria dos mais dificeis do mundo, pois reúne trechos de serra, curvas perigosas, desfiladeiros e pista estreita (na atual Av.Niemeyer e na Estrada da Gávea). Vendo o mapa postado, posso descrever os pontos assinalados:
    1-O inicio da corrida era na parte baixa da R.Marquês de São Vicente, próximo à esquina com Av.Visconde de Albuquerque;
    2-Esquina da Av.Visc.de Albuquerque (duas pistas com o canal entre elas) com a Av.Delfim Moreira, em frente ao saudoso e belo Hotel Leblon, que hoje só tem a sua fachada preservada, sendo atrás um edifício de escritórios;
    3-O ponto de chegada era próximo ao Hotel Sheraton, acredito que seja onde há um corte no morro.
    4-A Gruta da Imprensa tem a estrutura formada pelo Viaduto Rei Alberto, uma homenagem ao rei da Bélgica que visitou o Brasil em 1920. Inclusive a Av.Niemeyer (que foi aberta para ser uma ferrovia) teve seu alargamento feito para a ocasião. A gruta tem esse nome, segundo alguns, devido a aglomeração de repórteres que se formava neste trecho da corrida. Um programa de maluco hoje em dia é permanecer ali em dia de ressaca no mar !
    5-A Lagoinha era uma pequena formação de água próximo ao local onde cosntruiram mais tarde o Hotel Nacional, em São Conrado;
    6-A Serra é ... adivinhem ... a favela da Rocinha hoje em dia ! Quem diria ? Se na época os carros alcançavam altas velocidades, hoje temos dezenas de ônibus da "Amigos Unidos", Kombis, carros e "moto-táxis" entalados nas curvas estreitíssimas naquele trecho da comunidade;
    7-O trampolim do Diabo é onde hoje é a "Curva do S", na Rocinha ... principal ponto de estrangulamento do trânsito no local.
    8-Novamente a R.Marquês de São Vicente, agora em declive ...

    Sobre o "Trampolim do Diabo", tenho duas observações: este nome deve ter sido dado devido a alta periculosidade do local na época (hoje é perigoso por outros motivos ...). Se um carro viesse fora de controle, muito rápido, ou sem freios, iria se espatifar na serra lá embaixo, pois a curva ali é muito fechada, um verdadeiro "cotovelo"; e a outra observação é a seguinte: desde a minha infância, na época que eu matava aula, fui apresentado ao "Trampolim do Diabo versão anos 90": uma formação rochosa que se precipita em direção ao mar, próximo ao mirante da Av.Niemeyer, no Leblon, de onde corajosos e loucos (não me incluí neste contingente) saltavam do alto, mergulhando na maré alta formada quando vinha uma onda se chocar contra o paredão do Morro Dois Irmãos, na Av.Niemeyer ...
    Sinceramente, não sei dizer qual dos dois trampolins era o mais diabólico ...

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  5. Excelente. Eu depois de escrever no artigo acabei indo ao Google Maps e reconheci algumas partes, como a Niemeyer, a Marques de S. Vicente e a estrada da Gavea. Mas nem pensei na Rocinha. Muito obtigado pelas explicações. Abraços

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  6. Uma pergunta: a estrada da Gavea passa hoje dentro da Rocinha?

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  7. Isso mesmo, Ralph ... a Estrada da Gávea se estende desde as proximidades do Joá, no canto esquerdo de São Conrado, até a R.Marquês de São Vicente, na Gávea ... TODO o trecho de serra entre esses dois bairros é dentro da favela da Rocinha, com um tráfego (lento, é verdade) que é inacreditável para quem vê pela primeira vez ...

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  8. Caro Ralph, achei que tinha postado um comentário aqui ontem, mas não o vejo...
    Em todo caso mando de novo.
    Tem uma matéria que inclusive cita um livro sobre o Circuito da Gávea e é bem interessante para se conhecer o que foi esse circuito:
    http://www2.uol.com.br/bestcars/colunas/b125.htm

    Abraços!

    Mario Favareto
    São Paulo - SP

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  9. Obrigado, Mario. Eu vou ler o texto com calma. Na verdade v. mandou o comentário na mensagem do dia seguinte.

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  10. Gostaríamos de saber se alguém tem fotos das ruas dessa época, ou principais pontos. Estamos tetnando recriar ela para simulação. e Ajudas seriam muito bem vindas, haja vista que temos pouco material disponivel na web sobre as ruas e avenidas, como fotos e video da época

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