domingo, 29 de janeiro de 2023

RANCHARIA COM X (1935)

Acima: O telegrama de agradecimento que Sud recebeu em São Paulo, em 1935. Notar que a cidade ainda se chamava Ranxaria, não era erro de português. O que não estava correto era o sobrenome dele, que era escrito Mennucci e não Menucci.
 
O município de Rancharia foi criado em 1935, na região da Alta Sorocabana, no Estado de São Paulo. Um dos defensores deste acontecimento foi meu avô, Sud Mennucci.

Não diretamente. Na verdade, Sud era um dos principais integrantes da Comissão de Redivisão dos Municípios do Brasil, criada por Getúlio Vargas ainda no seu tempo de Governo Provisório, em 1931. Esta comissão existiu em todos os Estados de União naquela época.

Não tenho detalhes sobre as comissões de outros estados, a não ser por uma série de novos municípios e redefinição de fronteiras interestaduais em todos eles, com maior ou menor eficiência nas decisões.

Em São Paulo, pelo menos, cada caso era estudado individualmente, e as informações da Comissão viam tanto desta como por como por sugestão e pedidos de políticos e dos próprios municípios.

A Comissão somente seria desfeita por volta de 1935, com a criação de novos municípios como também pela extinção de alguns (Santo Amaro, hoje um grande bairro de São Paulo, foi incorporado pelo município da Capital - São Paulo - nessa época).

Um dos municípios criados pela Comissão foi o de Rancharia - na época, ainda escrito com "X" no lugar do atual "ch" do nome da cidade. Assim como algumas outras cidades, os políticos e habitantes do novo município enviaram um telegrama para Sud, na data de 14 de julho de 1935, nove dias depois da emancipação. O posto telegráfico era na estação da Sorocabana, como mostra o documento.

Depois da Reforma Ortográfica de 1943, o nome Ranxaria passou a ser escrito definitivamente como Rancharia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário