segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

AS COISAS NÃO MUDARAM (1912)


Na foto acima, tomada na estação de trem em Avaré, Estado de São Paulo em 1912, pela revista Illustração Paulista, estão  "secretários de Estado" (não dizem quais, nem eu fui procurar). Quantos e quais eram eles?

Eu poderia apostar que há mais pessoas comuns da cidade que nada têm a ver com os secretários, mas não posso provar. Eram eles "papagaios de pirata", curiosos, parentes, esperando, muitas vezes, para uma boca-livre enquanto a condução não chegava - quando havia. De acordo com a legenda, eles estavam esperando alguns carros - na época, a probabilidade de serem carroças, tílburis ou similares era muito maior do que serem automóveis, certamente raríssimos, se é que os havia, em Avaré.

Enquanto isso,

A estação, nesse tempo, estava situada no limite da zona urbana, por onde passava a ferrovia. Essa estação cederia lugar para uma muito maior e de estilo moderno nos anos 1950, quando a linha da Sorocabana foi mudada para o sul da cidade, quando ali ainda era zona rural. 

Agora, eram novos tempos, cidades maiores, estações mais distantes do centro e os políticos andavam - ainda andam - de automóveis caros, com motoristas, e vêm direto da Capital já com eles, os famosos "chapas brancas". De trem - desde os anos 1940 no máximo, ninguém quer mais saber. 

E, não muito tempo depois, nem se quisessem, pois os trens de e para o interior paulista desapareceram. E como de ônibus político não anda, não há mais onde quem queira fazer o papel de povo. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário