segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

MEMÓRIAS DE SÃO PAULO (2): BAIRRO DO IPIRANGA


O Estado de S. Paulo, 5/11/1925


Em 5 de novembro de 1925, um anúncio vendendo quatro quarteirões de terrenos no bairro paulistano do Ypiranga mostravam diversos terrenos (32 por quarteirão) nas ruas Silva Bueno, Manifesto, Lino Coutinho, Labatut, Lord Cochrane, General Lecor e Almirante Lobo.

Na Silva Bueno passava o bonde "Fabrica", que vinha da cidade e terminava ali perto, no Sacoman. Era o chamariz para as facilidades de se atingir os terrenos.


Google Maps - 2017

Interessante é saber que, noventa e dois anos mais tarde, esses terrenos mudaram. Num dos quarteirões foi construída uma escola Estadual. Teria o terreno sido comprado na mesma época ou, depois de os lotes originais terem sido vendidos, o quarteirão já dividido em lotes teria sido comprado outra vez para a construção da escola? Esta, por sua vez, é de 1949.


Google Maps - 2017

Nos outros três quarteirões, ainda se vêem diversos terrenos que têm o tamanho dos lotes originais.


Google Maps - 2017 - rua Labatut x rua Manifesto. Neste quarteirão todos os lotes ainda guardam o tamanho original.

2 comentários:

  1. Ralph, sou a terceira geração de ipiranguistas da minha família. O Visconde de Itaúna é das escolas mais tradicionais do Ipiranga. Embora a escola exista desde 1930, o prédio atual é de 7 de Setembro de 1949. Creio que para a construção do prédio, o quarteirão tema sido desapropriado, pois tenho uma foto dessa esquina antes da construção da escola.

    ResponderExcluir
  2. alguem sabe de que epoca é o numero telefonico de quatro digitos em são paulo como por exemplo 4582
    enviar para 11 999166818 - grato Nelson

    ResponderExcluir