sexta-feira, 12 de janeiro de 2018
1925: UM ESTUDO PARA A RODOVIA SÃO PAULO-RIO NO TRECHO FLUMINENSE
Em 1925, o trecho paulista da rodovia São Paulo - hoje chamada de Estrada Velha São Paulo-Rio - estava praticamente completado, embora sem pavimentação.
O mapa abaixo foi publicado no jornal O Estado de S. Paulo como um estudo do traçado em terras do Estado do Rio.
O mapa mostra as ferrovias já existentes na área - ou melhor, uma parte delas, já que não são mostradas a linha do Norte da Leopoldina, a E. F. do Bananal, a E. F. Resende a Bocaina (sim, ainda funcionava) e a continuação da Linha do Centro da E. F. Central do Brasil a partir de Barra do Piraí. Não é mostrada também a linha Auxiliar.
Aparecem, portanto, apenas a Central, do Distrito Federal até o Vale do Parahyba paulista e do Distrito Federal até Mangaratiba.
É interessante. Pelo que vi, o trecho da rodovia fluminense foi muito parecido com o que foi construído - embora, depois, em 1952, com a abertura da Via Dutra, esse trecho tenha sido praticamente todo abandonado.
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Bom dia. A antiga Rio-São Paulo tinha aproximadamente esse traçado, mas não exatamente este. Dois anos após essa reportagem, foi inaugurado o trecho Bananal-Pouso Secco (divisa SP/RJ) em 1927. Já em maio de 1928 foi inaugurado o trecho fluminense (via Serra das Araras-Ponte Coberta, Passa Três, Capelinha (atual Getulândia) e Pouso Secco. Isto é, um pouco mais ao sul do que esse estudo de 1925. Abraços, Sergio Marinho
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