A Gazeta, 29/1/1958
Esta foto de 1958 mostram um pontilhão na rodovia que ligava Rio Claro a São Carlos. Ficava a cinco quilômetros da primeira cidade - suponho que na altura de Batovi, pois era ali que a linha da Paulista (que passava por cima da rodovia) na época cruzava a estrada. Ele havia sido feito havia cinco anos de forma provisória enquanto não se construía uma passagem menor debaixo de outro ponto no aterro da Paulista, de acordo com a reportagem do jornal A Gazeta da época.
Não sabemos quando o problema foi resolvido, posto que caminhões não podiam passar por ali.
Pontilhões com passagem para somente um automóvel por vez, no entanto, seguem existindo até os dias de hoje. Um exemplo é na própria capital de São Paulo, onde os trilhos da CPTM passam sobre o início da avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na Lapa (um semáforo controla o fluxo de tráfego ali, de quem vai e de quem vem). Outro exemplo está no quilômetro 36 da via Anhanguera, em Cajamar, no Gato Preto, onde um retorno no Gato Preto também permite apenas um carro por vez.
Fora possivelmente centenas de outros pelo Estado.
Nota: Tecnicamente, falo de "passagens inferiores" (referindo-me, neste caso, à passagem da via abaixo de uma obra de arte de engenharia, ou "pequenos viadutos" e não "pontilhões", pois pontilhão seria uma ponte pequena (até 10 metros) sobre uma lâmina d'água.
Aqui em Bauru existe vários destes pontilhões, um deles foi demolido na região da vila Dutra, Curuça, a pouco tempo
ResponderExcluirum desses dois, provavelmente o da esquerda https://www.google.com/maps/@-22.3937597,-47.6219922,176m/data=!3m1!1e3
ResponderExcluirAqui em Rib. Preto existe um bem ao lado da Via. Anhanguera, ele é desativado.
ResponderExcluirA estrada que liga Rio Claro a São Carlos é a Washington Luís, que já existia em 1958 era asfaltada e tinha o mesmo traçado atual mas em pista simples. Esse pontilhão pode ser de algum acesso secundário à rodovia W.Luís porque o principal não cruza a ferrovia e é uma avenida bem larga que também dá acesso ao aeródromo da cidade, que antes da construção do aeroporto de Viracopos era um aeroporto alternativo para Congonhas.
ResponderExcluirAcho que era uma especialidade da Companhia Paulista, pois em Tupã há um e, agora estou começando a detalhar o mapeamento de todo o Tronco Oeste a partir de Itirapina no OpenStreetmap.org e, pelo menos até Dois Córregos, há inúmeros.
ResponderExcluirque eu lembro, existe um na anitga Araraquarense sobre a estrada que liga Matão a Araraquara, via distritos de Bueno de Andrada e Silvânia. vindo da Rod. Faria Lima, ele fica a uns 3km, bem perto de Silvânia. aliás Silvânia é um local interessante de se visitar (apesar de não ter os mesmos atrativos gastronômicos, leia-se as coxinhas, de Bueno)
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