quinta-feira, 21 de abril de 2016
O VALE DA RIBEIRA E SUA INFRA-ESTRUTURA EM 1937
Como era difícil uma viagem a Iguape e região nos anos 1940. O mapa acima, publicado no jornal O Estado de S. Paulo de 28 de setembro de 1937, mostra o itinerário do Secretário de Estado de Educação e Saúde Pública à região, utilizando-se de trens, barcos a vapor, balsas e automóveis. Era o Brasil de oitenta anos atrás.
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No Guia Levy de 1972 ainda havia os horários dos barcos que faziam a navegação no rio Ribeira entre Registro e Iguape. Havia também horário dos barcos entre Iguape/Cananéia/Ariri e Paranaguá (PR). Esses barcos só navegavam pelo Mar Pequeno e pelos canais que existem até Paranaguá. Não saiam para mar aberto. Eram operados pela Sorocabana. Hoje a DERSA opera lanchas entre Cananéia/Arujá/Ariri. A viagem dura 3 horas e custa R$6,80 para os "nativos" e R$48,80 para os turistas (informações do site da DERSA).
ResponderExcluirNo Guia Levy de 1972 ainda havia os horários dos barcos que faziam a navegação no rio Ribeira entre Registro e Iguape. Havia também horário dos barcos entre Iguape/Cananéia/Ariri e Paranaguá (PR). Esses barcos só navegavam pelo Mar Pequeno e pelos canais que existem até Paranaguá. Não saiam para mar aberto. Eram operados pela Sorocabana. Hoje a DERSA opera lanchas entre Cananéia/Arujá/Ariri. A viagem dura 3 horas e custa R$6,80 para os "nativos" e R$48,80 para os turistas (informações do site da DERSA).
ResponderExcluirO nome da localidade é Marujá e não Arujá. Fica na Ilha do Cardoso.
ResponderExcluirLendo a reportagem do Estadão, de 28.09.37, dá para entender porque foi a Sorocabana que ficou com o serviço de navegação antes operado pela Companhia de Navegação Fluvial Sul Paulista (que deve ter sido encampada). É que a navegação começava em Juquiá, descendo este rio que é afluente do Ribeira. Funcionava como uma extensão da linha Santos/Juquiá. Com a construção da rodovia, atual Régis Bittencourt, os barcos passaram a sair de Registro e não mais de Juquiá. Eles desciam o Ribeira até a barra de Icapara porque o canal artificial que cortaria caminho para Iguape estava assoreado. Este canal foi um verdadeiro desastre ecológico. Construido com poucos metros de largura, foi ficando cada vez mais largo e cada vez mais raso. Só serviu para transformar Iguape em uma ilha. Hoje a cidade "atravessou" o canal e ficou dividida.
ResponderExcluirNa edição de 09.05.1916, do Estadão, página 7, sob o título A ZONA DO RIBEIRA, mais informações sobre a Empresa de Navegação Fluvial Sul Paulista e sobre a Southern Brasilian Railway:
ResponderExcluirhttp://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19160509-13650-nac-0007-999-7-not