tag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post8160442240908336896..comments2024-03-12T09:23:27.656-03:00Comments on Blog do Ralph Giesbrecht: O VALE DA RIBEIRA E SUA INFRA-ESTRUTURA EM 1937Ralph Mennucci Giesbrechthttp://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-8193064118442737272016-05-09T09:50:27.374-03:002016-05-09T09:50:27.374-03:00Na edição de 09.05.1916, do Estadão, página 7, sob...Na edição de 09.05.1916, do Estadão, página 7, sob o título A ZONA DO RIBEIRA, mais informações sobre a Empresa de Navegação Fluvial Sul Paulista e sobre a Southern Brasilian Railway:<br />http://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19160509-13650-nac-0007-999-7-notAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/05829646598742208539noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-73007146230910666852016-04-26T11:28:51.588-03:002016-04-26T11:28:51.588-03:00Lendo a reportagem do Estadão, de 28.09.37, dá par...Lendo a reportagem do Estadão, de 28.09.37, dá para entender porque foi a Sorocabana que ficou com o serviço de navegação antes operado pela Companhia de Navegação Fluvial Sul Paulista (que deve ter sido encampada). É que a navegação começava em Juquiá, descendo este rio que é afluente do Ribeira. Funcionava como uma extensão da linha Santos/Juquiá. Com a construção da rodovia, atual Régis Bittencourt, os barcos passaram a sair de Registro e não mais de Juquiá. Eles desciam o Ribeira até a barra de Icapara porque o canal artificial que cortaria caminho para Iguape estava assoreado. Este canal foi um verdadeiro desastre ecológico. Construido com poucos metros de largura, foi ficando cada vez mais largo e cada vez mais raso. Só serviu para transformar Iguape em uma ilha. Hoje a cidade "atravessou" o canal e ficou dividida.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/05829646598742208539noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-73320034875615806802016-04-22T18:37:48.572-03:002016-04-22T18:37:48.572-03:00O nome da localidade é Marujá e não Arujá. Fica na...O nome da localidade é Marujá e não Arujá. Fica na Ilha do Cardoso.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/05829646598742208539noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-62743035568273484852016-04-21T19:14:22.076-03:002016-04-21T19:14:22.076-03:00No Guia Levy de 1972 ainda havia os horários dos b...No Guia Levy de 1972 ainda havia os horários dos barcos que faziam a navegação no rio Ribeira entre Registro e Iguape. Havia também horário dos barcos entre Iguape/Cananéia/Ariri e Paranaguá (PR). Esses barcos só navegavam pelo Mar Pequeno e pelos canais que existem até Paranaguá. Não saiam para mar aberto. Eram operados pela Sorocabana. Hoje a DERSA opera lanchas entre Cananéia/Arujá/Ariri. A viagem dura 3 horas e custa R$6,80 para os "nativos" e R$48,80 para os turistas (informações do site da DERSA).Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/05829646598742208539noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-14094132891639766972016-04-21T19:13:50.116-03:002016-04-21T19:13:50.116-03:00No Guia Levy de 1972 ainda havia os horários dos b...No Guia Levy de 1972 ainda havia os horários dos barcos que faziam a navegação no rio Ribeira entre Registro e Iguape. Havia também horário dos barcos entre Iguape/Cananéia/Ariri e Paranaguá (PR). Esses barcos só navegavam pelo Mar Pequeno e pelos canais que existem até Paranaguá. Não saiam para mar aberto. Eram operados pela Sorocabana. Hoje a DERSA opera lanchas entre Cananéia/Arujá/Ariri. A viagem dura 3 horas e custa R$6,80 para os "nativos" e R$48,80 para os turistas (informações do site da DERSA).Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/05829646598742208539noreply@blogger.com