quinta-feira, 28 de maio de 2015

O CASARIO DE SÃO SIMÃO, SP


Antiga estação de São Simão, hoje delegacia de polícia. A linha original foi retirada em 1971. A estação atual fica na parte baixa da cidade e foi inaugurada na linha nova no mesmo ano (Todas as fotos são deste autor em maio de 2015)
.

Continuando a escrever sobre minha viagem da semana passada à região de Ribeirão Preto, estive, depois de pelo menos dez anos, de volta à cidade de São Simão.
Casa de turma na linha antiga da Mogiana, retirada em 1971

São Simão foi fundada na primeira metade dos anos 1800. Seu destino parecia ser o que Ribeirão Preto é hoje. Porém, uma verdadeira caravana de cafeicultores partiu do Vale do Paraíba nos anos 1870 e acabou indo em sua maioria para a então incipiente cidade de Ribeirão Preto, mais ao norte de São Simão e outrora parte de seu imenso território.
Um dos casarões da cidade
São Simão iniciou sua decadência aí. Ribeirão Preto, por sua vez, cresceu muito mais e não parou até hoje.

Rua da cidade
São Simão tinha, no censo de 2010, menos de 15 mil habitantes. Ribeirão Preto tinha cerca de 658 mil habitantes em 2014. Por aí se comparam as duas cidades hoje.
Casario em rua da cidade
A Mogiana, para chegar a Ribeirão Preto, em 1883, parou antes (1882) em São Simão; porém, já nessa época, São Simão não era mais boca de sertão e pouco se aproveitou por ter sido fim de linha apenas por um ano.
Casarão numa das esquinas de São Simão
E é por isso, quase que certamente, São Simão manteve boa parte do seu bonito casario do final do século XIX e início do século XX por bastante tempo, chegando aos dias de hoje.
Bela casa de São Simão
Vale lembrar que a cidade é o local de nascimento de meu tio-avô Antonio Siqueira de Abreu, que morou na cidade até perto de seus 50 anos de idade, tendo sido dentista, farmacêutico e até prefeito nos anos 1930. Por volta de 1940 veio para São Paulo com sua esposa, Angelica de Carvalho Siqueira, esta irmã de minha avó. Siqueira, como era chamado, morreu em 1977 na Vila Mariana. Angelica se foi em 1992, com 95 anos de idade.

Principal igreja católica da cidade
.

Vale dizer que eu fui pela primeira vez a São Simão em 1998, por conta de minhas pesquisas sobre as ferrovias brasileiras.

As fotografias aqui mostram diversas construções da cidade, em fotos tiradas por mim há alguns dias quando de minha passagem pela cidade. 

2 comentários:

  1. parabéns pelas imagens e pelo bonito trabalho

    ResponderExcluir
  2. Parabenizo pelo texto e pelas fotos. Acrescento, no entanto, que uma das principais causas da afixação dos cafeicultores em Ribeirão Preto foram as epidemias de febre amarela que ocorreram em São Simão, no século XIX, inclusive com debandada dos que então estavam estabelecidos na cidade. A chegada de novos cafeicultores em Ribeirão, juntamente com o afluxo dos que provinham de São Simão acabou determinando a grande disparidade existente hoje entre essas cidades.

    ResponderExcluir