Rinopolis é uma cidade da Alta Paulista que em 2010 tinha 9.935 habitantes, de acordo com o censo daquele ano, cerca de trezentas pessoas a menos que em 2000. A cidade fica a 525 km da Capital paulista e a cerca de 15 km de Parapuã, na época, a estação ferroviária da Companhia Paulista mais próxima dali. Claro que ficar perto desta estação há muito tempo nada significa, com a extinção dos trens de passageiros e o abandono dessa linha especificamente.
Foi fundada em 1927, mas elevada a município pouco antes de 1940. O seu fundador, Eugenio Rino, era grande amigo (pelo menos assim ele o considerava) de meu avô Sud Mennucci. Por que, não sei. Provavelmente por que meu avô, que era membro da Comissão de Redivisão Municipal, havia aprovado o pedido do núcleo para ser elevado a município. O exagero nas palavras de Eugenio talvez se justificassem por isso, ou pela população humilde que certamente havia ali se estabelecido numa época em que o culto à personalidade era um fato, com Getulio Varga presidente.
É dificil acreditar que a festa tenha sido da forma que Eugenio descreveu. Está bem, eram tempos sem televisão, sem computador e com radios cheios de intereferenacia em suas transmissões, então tudo era novidade.
Vejam a transcrição da carta, feita sem alterações em relação ao que Eugenio escreveu. A carta original está logo abaixo.
Carta de Eugenio Rino a Sud Mennucci - 1940 (Acervo Sud Mennucci/Ralph Giesbrecht)
.
.
Rinopolis, 21 de maio de
1940
Presado amigo Professor Sud Mennucci
Saudações
Em primeiro lugar sua saúde junto a Exma familia.
Quando foi lido o Diario Official, na Prefeitura, sob a nova
divisão do Municipio o povo olhava para o seu retrato colocado na parede.
Gritavamos "Viva o Pae de Rinopolis", Só vendo o nosso contentamento mais uma vez
em nome deste povo e de minha família. Em meu próprio nome agradeço a Deus que
derrame sobre si bênçãos copiosas.
Professor, junto segue um conhecimento de arroz desta safra,
peço dizer a Dona Maria que fizemos questão, quando precisarem alguma coisa nos honrem com os pedidos, esta
terra e da família Sud.
Queira transmitir abraços a toda família.
Cordial abraço do velho amigo
Eugenio Rino
Nenhum comentário:
Postar um comentário