Amador Bueno, hoje - foto Anderson Alves
O título me pareceu conveniente para esta postagem. O motivo dele? Eu acabei de ver o trailer desse belíssimo filme fazndo chamada em um canal de televisão a cabo para os próximos dias.
Plágios à parte, quais foram os vestígios do dia de hoje? Hoje foi um dia raro na história ferroviária brasileira. A CPTM inaugurou uma linha de trem de passageiros. Na verdade, reinaugurou - com 2 anos e meio de atraso - a linha Itapevi-Amador Bueno, que era uma extensão operacional da linha 8 da empresa (Julio Prestes-Itapevi) e continua sendo, mas com novos trilhos e duas das quatro estações reconstruídas: Santa Rita e Amador Bueno. Ainda segundo a CPTM, a estação de Ambuitá deverá ser reconstruída, mas com a linha já funcionando. Esta está em período operacional de alguns meses, funcionando somente das 9 às 16:00 - se não me engano. Não importa, está lá.
A linha havia sido fechada para grandes reformas em meados de 2010, e muitos duvidavam que o trem voltaria. Voltou. Poderia ter voltado até Mairinque, pergunta a que a CPTM sempre responde com uma resposta não convincente. Aliás, como a ALL largou o trecho entre Amador, Mairinque e o trevo de Pantojo, o mato já cobre as linhas que se seguem a Amador Bueno - embora a linha até Mairinque pertença à CPTM, que já chegou a ir até lá nos anos 1990 com os Toshibas.
Os trens são reformados e pode-se dizer: estão "novos". Bem, parabéns à CPTM.
Por outro lado, participei das dez à uma da tarde da sexta (sexta?) reunião da Frente Parlamentas em defesa das ferrovias paulistas. O presidente da ALL estava lá com alguns assessores, fazendo inicialmente um discurso que, claro, dizia que a firma dele é uma maravilha e vai bem, obrigado.
Sabemos que não é bem assim. Seus assistentes, entre os quais um procurador do MPE, prefeitos, vereadores, representantes políticos e de federações empresariais das regiões de Tupã, Presidente Prudente, São Roque, Itirapina e outras cidades por onde a ALL passa, ou, melhor, devia passar, fazendo reclamações graves contra a empresa.
Não vai dar em nada como sempre. A reclamação é sempre a mesma: a ALL não se interessa nem em discutir com esse pessoal o transporte de cargaas e o uso das linhas totalmente abandonadas, mas sob concessão dela, em diversos locais.
O prefeito de São Roque preocupado com seu trenzinho de brinquedo (leia-se maria-fumça turística) que precisa ser libreado pela ALL para viagens - embora a ALL tenha abandonado a linha.
O vereador de Itirapina e o prefeito de Presidente Prudente preocupados (com razão) com a sujeira nas linhas muito usadas (para passagem) em Itirapina e quase não utilizadas na região de Presidente Prudente. A sujeira é grande - as linhas e pátios pertencem à concessão da ALL que não os limpa. As prefeituras não podem fazê-lo: seria como pagar a limpeza de um munícipe, que causaria problemas aos governantes (Lei de Responsabilidade Fiscal).
O Sr. Presidente da ALL disse que anotou todas as queixas e vai dar resposta a todos. Já ouvi esse papo antes. O deputado Mauro Bragatto foi um bom moderador. Na verdade, ele gosta de trens, do assunto, e deve ser este o principal motivo para essa frente existir.
Discutiu-se também o velho caso das passagens de nível. Quem as deve colocar, cercas, sinais, essas coisas? Nunca chegarão a um acordo - prefeitura ou concessionária.
Enfim, a ALL não passa de uma empresa mesquinha que pensa unicamente em ter o maior lucro possível pelos mínimos serviços e gastos possíveis. E la nave va.
quinta-feira, 3 de abril de 2014
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É Ralph, pelo seu comentário, notei que essa Reunião da Frente Parlamentar foi no mesmo ritmo das anteriores, em relação a ALL. Abraços,
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