Realmente, a estação de Cordeiro - hoje Cordeiropolis - era maravilhosa em 1918. Noventa e quatro anos depois, estava assim, largada, inútil (Foto de minha autoria - 2012).
Este texto foi transcrito de meu livro Um dia o Trem Passou por Aqui. Esgotado, infelizmente. Na verdade, este parágrafo foi escrito por mim apenas em suas primeiras cinco linhas abaixo; a partir das aspas, seguia-se uma transcrição de uma pequena parte do livro Álbum dos 50 Anos da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, lançado em 1918. Pretendo lançar a segunda edição do livro, mas há uma questão de tempo para prepará-lo. Leiam:
Era realmente diferente com a Paulista, a ferrovia que acertava o relógio das cidades com a chegada do seu trem de passageiros. Em 1918, quando completou cinqüenta anos de fundação, a empresa lançou um livro que mostrava fotos de quase todas as localidades em que estava presente, além de descrever a sua situação atual. No sentido de mostrar o que fazia para os seus passageiros, descrevia assim suas instalações no ramal de Descalvado:
“Cordeiro, estação antiga, mas uma das melhores da Companhia, já antes da reforma, e hoje ampliada com magníficas plataformas, bello jardim e botequim. Ao centro, entroncamento do ramal de Descalvado; Remanso, Araras, estação antiga, porém boa e com magníficas plataformas; Loreto, Elihu Root, antiga Guabiroba, São Bento, Leme, estação moderna, egual á de Rebouças; Souza Queiroz, ultimamente reformada; Pirassununga, estação antiga, porém boa, de construcção ellegante e ultimamente dotada de grande plataforma, onde se organiza o trem do ramal de Santa Veridiana; Porto Ferreira, estação moderna, commoda, com magnificas plataformas, uma dellas para o ramal de Santa Rita, bitola de 60 cm; Descalvado, estação moderna, com magníficas plataformas, uma dellas para o ramal Descalvadense; Santa Rita, ramal do mesmo nome, estação bem construida e commoda; Santa Olivia e Moema, estaçòes modernas, no mesmo ramal; No ramal de Santa Veridiana: Emas, Baguassú e Santa Silveria, estações antigas mas commodas e com boas plataformas; Palmeiras, estação antiga, mas com boa plataforma com magnificas casas para residencia dos empregados; Santa Veridiana, ponto terminal do ramal, baldeação para a Mogyana, estação commoda, com boa plataforma e uma magnifica villa para residencia dos empregados”.
terça-feira, 8 de abril de 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Ralph
ResponderExcluirNão sou de SP mas concordo com vc...
Não se ofenda mas, sobre seu livro não tem nem uma cópia com a qual de possa fazer uma versão digital? Eu, particularmente, pagaria até por uma cópia vinda de um Scanner. Abraço
Gilson, obrigado pelas palavras. Porem, aguente um tempinho que ele sairá. Abraços
ResponderExcluirConcordo com o Gilson quanto ao livro (versão digital) Ralph! Mas já que você pretende lançar uma nova versão aguardarei com prazer :) Abraços e parabéns pelo blog e seu site sobre as estações, sempre!
ResponderExcluirOk Ralph... Me perdoe a ousadia mas bota meu nome ai na lista... E pode preparar a assinatura real ou digital, vou querer o meu exemplar assinado...
ResponderExcluirAbraço,