Além Paraíba, foto deste blogueiro em 30/9/2012
O texto - um e-mail, na verdade - enviado para Antonio Pastori, um grande especialista na ex-Linha do Norte da Leopoldina e arredores, o que inclui a já lendária linha férrea da cidade de Além Paraíba, MG, foi retransmitido para mim hoje (e outras pessoas) pelo próprio Pastori.
Eu vibrei com a notícia, apesar de só acreditar mesmo quando isto for concretizado. Sabem como são os políticos do Brasil, não sabem? Ou preciso explicar e fazer um desenho? Acho que não será preciso. Segue abaixo o texto transcrito na íntegra:
"Amigos,
Tenho, finalmente, uma boa notícia para lhes dar. Foi aprovado pela Câmara Municipal de Além Paraíba-MG, no último dia 14-10-2013, por 8 votos a favor e 3 contra, o "Tombamento da linha férrea no perímetro do município" - que, entre outras providências, proibe a retirada dos trilhos e demais equipamentos que a compõem.
Ainda não consegui o texto integral do Projeto de Lei nº90 que prevê o referido tombamento; e também estou aguardando a criação da Lei, o que deverá ocorrer ainda neste ano de 2013.
Penso que este é um passo importante para a preservação ferroviária no município. Em face da extinção do trânsito das composições da FCA, concessionária do trecho, a preservação da linha permitirá a possível criação e implementação de quaisquer outros projetos de utilização dessa linha (cerca de 40 quilômetros), para Trem Turístico e/ou para transporte de passageiros, melhorando a mobilidade no trecho que atravessa a cidade. A remoção da linha, como previsto em Portaria da ANTT, inviabilizaria a criação/implantação de futuros empreendimentos dessa natureza.
Esta é, na minha opinião, a ação cultural mais importante que ocorreu aqui, neste ano, em razão das perspectivas sociais e econômicas a ela vinculadas. A permanência da linha permite que voltemos a "sonhar com os pés no chão".
Penso, também, que o aludido tombamento poderá servir de exemplo para outros municípios, país a fora, que estão correndo o risco, iminente, da remoção de suas linhas férreas. Por isso, peço-lhes que vocês, caso concordem com a ideia, repassem essa sugestão de tombamento para "o povo dos trilhos" - tenho poucos contatos.
Abaixo, transcrevo o que consegui acerca do referido tombamento - trecho de Ata de convocação de reunião da Câmara Municipal:
"Discussão e votação EM PRIMEIRO TURNO do Projeto de Lei n° 90 – autor: Vereador Gelson Luiz de
Moura – Dispõe sobre o tombamento da via permanente – linha férrea, que compreende o leito
ferroviário no perímetro do município de Além Paraíba e dá outras providências. Resumo: tombamento
pelo valor histórico e cultural de toda a linha férrea que compreende o leito ferroviário no perímetro do
município, ficando vedada a retirada dos trilhos e demais equipamentos que compõem o citado leito."
Espero que vocês gostem da notícia.
Abraço do Plinio."
Comentário deste blogueiro: mas e as estações de Além Parapiba e de Porto Novo do Cunha, com seus armazéns e rotunda - ficarão estas sem a proteção? Espero que fiquem.
terça-feira, 29 de outubro de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário