Trem da linha do Rio Grande, com Eliana olhando para fora
Pois é. Doze anos depois de lançar meu (infelizmente) esgotado livro Um dia o Trem Passou por Aqui - a história e as estórias dos trens de passageiros no Estado de São Paulo e as saudaes que eles deixaram - aparece a menina que olhava pela janela no trem que passava pela linha do Rio Grande, da lendária Mogiana.
Ela se chama Eliana Mendonça Ribeiro e tem hoje cinquenta e oito anos; é três anos mais nova do que eu.
Ela me disse que "...sou eu a menina que está na foto. O vagão do Trem Maria Fumaça. Meu irmão de
camisa branca logo no vagão seguinte. Lembro bem quando o rapaz tirou essa foto.
Tenho hoje 58 anos e essa foto foi tirada em 1959/1960. Meu pai era aposentado
da Mogiana em Uberaba e temos parentes em Rifaina. Abraços e obrigado!"
E complementou, quando eu perguntei se era o irmão dela o menino de camisa branca aparecia no segundo carro à frente dela: "Isso mesmo! Quando o trem passava pela ponte da Jaguara hoje desativada, ficávamos bem para fora da janela para ver as pedras no rio e minha mãe brigava. Vou te enviar a ponte que bem esse dia da foto passávamos sobre ela!"
Espetacular. Fiquei muito contente. É a primeira fotografia do livro, fora a da capa. Nela, eu escrevi que o "trem passava na linha do Rio Grande, próximo a Pedregulho, levando a alegria de uma viagem de trem".
Ponte de Jaguara, por onde um dia o trem passou.
Agora sei que a linha estava correta - quem me deu a fotografia, mas sem saber quem era seu autor, foi o Antonio Soukhef, e eu achei que ficaria muito bem no livro -, sei também que não estava assim tão perto de Pedregulho. Estava, na verdade, cruzando, ou perto de cruzar, a ponte sobre o rio Grande, hoje abandonada.
Eliana gentilmente mandou-me também uma foto da ponte hoje, publicada aqui também. Eu agradeço muito a ela.
sexta-feira, 11 de outubro de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Legal. Minha esposa tem uma foto similar (muito mais recente, coisa de 4 anos atrás), só que no trem entre Tiradentes e S.J.Del Rei, em Minas! ;-)
ResponderExcluir