sábado, 7 de julho de 2012

VARGINHA EM FOTOS

A linha no sentido da estação. Não há mais trens, mas há cenas bonitas com esta.

Minha visita a Varginha, MG, acabou hoje. às 14 horas estava já eu de volta em casa. Não consegui baixar as fotografias que tirei lá no meu laptop que levei para lá, somente agora o fiz em meu computador caseiro.
Como sempre, fotografo motivos ferroviários e construções e paisagens que me agradam. A estação, algumas casas, uma quase toda demolida, outra em reforma... ou talvez, infelizmente, demolição... algumas inteiras e bonitas.
Varginha, apesar de ser uma cidade mais do que centenária, não tem muitos prédios antigos. Por antigos, digo contruções até o início dos anos 1940 com estilos os quais aprecio. Há muitas outras que foram totalmente reformadas, ou muito descaracterizadas.
As que vi e mais me impressionaram foram o prédio do teatro municipal de nome Teatro Capitólio (de 1927) e dois outros que se situam em frente à antiga estação ferroviária.
Acima, local onde os trilhos entram no Moinho Sul Mineiro. Porém, trens não entram há anos e anos.

Fui até o final dos trilhos, após o Moinho Sul Mineiro. No ponto hoje cheio de mato, eles deixaram de seguir para Três Pontas e Jureia já desde o longínquo ano de 1966.
Uma ponte metálica sobre um córrego, já próximo da sua foz no rio Verde, também pôde ser fotografada de longe. Para a esquerda, a cidade. Para a direita, Três Corações. Esta ponte está próxima da antiga estação de Juriti.
E parte da cidade, vista de longe. Nessa foto, o topo da colina é o ponto mais alto da cidade e continuação da estrada de acesso que vem da Fernão Dias (para a direita). Para a esquerda, o centro.

4 comentários:

  1. Prezado Ralph,parabéns pelo seu trabalho,que acompanho através da internet.Informo que apesar de todo o desprezo,mas um grupo de amigos,vem discutindo sobre a preservação ferroviária a algum tempo, fizemos um blog simples,mas o número de adeptos a falar sobre o assunto,vem crescendo.o endereço: www.ferroviva.blogspot.com

    abraços.
    carlos

    ResponderExcluir
  2. Ralph,digo desprezo que autoridades tradicionalmente teem pelas ferrovias,o blog citado luta pela conservação das ferrovias no sul de minas,principalmente três corações e varginha.abçs

    ResponderExcluir
  3. Ralph , o movimento que começamos a cerca de um ano,chama-se MFVR-MOVIMENTO FERROVIÁRIO DE VARGINHA E REGIÃO e está crescendo e necessita dessa consciência, pois infelizmente, nada menos que 5 vereadores da legislatura atual de varginha, colocaram projetos escandalosos,que visam retirar os trilhos centenários(120 anos completados em 2012) da cidade. Até 2011 cheguei a tirar foto de comboio com nada menos que 25 vagões ,manobrando com fertilizantes que vinham de longe(do porto de Vitória-ES), INFELIZMENTE EM2012 não veio nenhum e imagina o que aconteceu, o número de carretas quadriplicou e os transtornos nem precisam serem ditos. O nosso movimento (entre no blog www.ferroviva.blogspot.com
    )
    luta ao menos para utilizar quem sabe para o turismo e até VLT,pois acredito ser plenamente viável. O que mais precisamos de imediato é conscientizar o povo,que agride esse patrimônio de todas as formas.Mas a luta só tá começando, não pode é deixar acontecer como o trecho da Ferrovia Minas\Rio,entre 3 corações e soledade que perdeu vários quilômetros de trilhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cornwall, a mania de retirar trilhos é absurda. Só neste país, mesmo. Sugiro que v. leia ninha postagem de 2012, http://blogdogiesbrecht.blogspot.com.br/2012/02/os-trilhos-do-mal-vii-o-mpf-acertou.html
      que mostra a lucidez de um advogado do ministério público que procurou se informar sobre o assunto, coisa bem rara. E espero que os trilhos sejam mantidos por aí, preferencialmente para servir ao povo e não para trens turisticos, que em minha opinião são dinheiro jogado fora. Quem sabe algum dia alguem lúcido faça voltar os trens para Cruzeiro. Abraços

      Excluir