quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

VILA DE TOLEDO, SÃO MANUEL, SP

Douglas enviou-me fotos da estação de Toledo, situada no ramal de São Manuel, ramal de Bauru da antiga Sorocabana.
Hoje em dia, esta linha faz parte, na prática, de uma comprida linha-tronco que vem desde Corumbá até o porto de Santos: é a junção de toda a ex-E. F. Noroeste do Brasil, do ramal de Bauru, de parte do tronco da Sorocabana entre as estações de Rubião Júnior (em Botucatu) e Mairinque e de parte do "Corredor de Exportação", este com bitola mista, entre esta cidade e o porto santista.
As estações desta imensa via férrea estão preticamente todas em desuso, sendo que muitas delas estão em petição de miséria. A estação de Toledo é uma delas. Sua antiga vila ferroviária ainda está, no entanto, boa parte em pé e fica num local aprazível, na zona rural de São Manuel.
As fotos enviadas por Douglas e tomadas há quase um ano atrás - recebi-as há 4-5 dias - mostram parte das edificações do velho pátio semi-abandonado.
Todas as fotos foram tiradas por Douglas Ruzon em 7/3/2011.



6 comentários:

  1. infelizmente os nossos políticos não fazem nada para reativar a malha ferroviária do nosso pais são muitos os interesses para não reativar.

    ResponderExcluir
  2. Ralph,boa noite.Vendo essas fotos,o que mais me deixou indignado,foi o estado da via férrea.Repare bem no leito da ferrovia:sem qualquer tipo de lastro,com dormentes velhos e espaços irregulares entre os mesmos.É um caminho ferroviário importante desde Mato Grosso?Não parece.Com um pouco mais de mato,podemos dizer que o leito está abandonado.Olhe agora as fotos monstrando a recuperação do leito ferroviário entre São Lourenço e São Sebastião do Rio Verde,em Minas Gerais.Trabalho executado pelo pessoal da ABPF.Todos voluntários.Pois bem:o leito recém-recuperado da ABPF dá goleada em qualidade e segurança no leito da ALL onde trafegam trens carregando combustíveis e cargas pesadas.Cadê o DNIT e ANTT?Só servem mesmo como cabides de emprego e compadrismo com as empreiteiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, Eurípedes. Quisera eu discordar de você, mas não posso. E veja as exigências e encheção de saco que a ANTT dá na ABPF. Já na ALL...

      Excluir
  3. Conheço esse lugar ja visitei e tenho varias fotos do local apesar de abandonada a estação de toledo é um lugar muito bonito principalmente quando fazem a festa anual. parabens douglas!!

    ResponderExcluir
  4. Eu brinquei muito nessa estação quando criança, vendo as fotos confesso que me emocionei ! Sou de SP capital, sobrinho de Ermelindo Marchetti ex proprietário do armazém do vilarejo, minhas férias eram sempre em Toledo.😍

    ResponderExcluir