segunda-feira, 14 de novembro de 2011

CAOS NA BAIXADA

A FEPASA destaiva os trens de Santos a Juquiá pela primeira vez, em 1977: eles voltariam em 1983 e seriam desativados de vez em 1997

Notícia publicada nos últimos dias informam que "cidades se preparam para receber o VLT de Santos". É o título de uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo. Se lemos a notícia, veremos que, na verdade, pouco se fala sobre o VLT, mas muito se comenta sobre o problema do tráfego de automóveis, ônibus e caminhões na cidade de Santos.

Um dos comentários sobre o problema: a prefeitura da cidade culpa os antigos edifícios residenciais construídos em massa na cidade, principalmente na orla da praia, a partir dos anos 1940. Eles não têm, em sua grande maioria, vagas para automóveis. E, hoje, todos param nas ruas em volta. E não há lugar para todos. Realmente, de que adianta termos carros se não temos lugar para estacioná-los?

O problema já está lá e há muito tempo. Soluções? Ou se põe abaixo os prédios ou se constrói estacionamentos para todos os carros dos donos dos apartamentos. A primeira opção é absurda. Já a segunda é possível, mas ninguém faz. Os poucos locais em que ainda existem disponíveis para a construção de mais prédios são os que deveriam ceder espaço para grandes estacionamentos, que não são feitos. Então, que ninguém reclame.

Santos já teve linhas de subúrbio: os trens Valongo-COSIPA e os trens TIM, Santos-Samaritá. Fora os trens de passageiros da linha Santos-Juquiá, que, na prática, eram trens de subúrbio, embora não tivessem a característica desses trens. Hoje, não há trens nenhum na cidade, nem em São Vicente: as linhas para Cubatão e COSIPA foram extintas ainda nos anos 1980, os trens de longo percurso para São Paulo, em 1995 (Santos-Jundiaí) e 1997 (Fepasa ex-Sorocabana), a linha para Juquiá em 1997 e o TIM atuou entre 1991 e 2000.

Por que foram desativados esses trens? Basicamente, pelo que as empresas declararam como "baixa procura". Na verdade, a situação não era bem essa: o trem Santos a Juquia, por exemplo, era bastante concorrido na época. O real motivo da desativação de todos eles foi falta de interesse das empresas (FEPASA, RFFSA e CPTM) pelos trens, mesmo. O movimento certamente seria maior se o serviço prestado fosse melhor. Porém, claramente, era um serviçco prestado como uma espécie de "favor" aos usuários. Bem diferente do que a CPTM oferece hoje em dia na Grande São Paulo.
Desembarque do trem Santos-Juquiá em Itanhaém nos anos 1980: note-se a estação já bastante mal cuidada, mas a frequência era enorme. Isto era que a FEPASA chamava de baixo uso?

Agora, fala-se da volta do TIM sob o nome de VLT, que, embora sendo um veículo diferente dos TIMs, mas na verdade antigos carros adaptados e puxados por uma locomotiva diesel não adequada para transporte de subúrbio, faziam bem ou mal o transporte de passageiros. Esse transporte, na verdade, jamais deveria ter sido abandonado: deveria ter continuado, já ter sido de há muito estendido no mínimo até Itanhaém e, em um determinado momento, ter sido substituído um pelo outro sem solução de continuidade (TIM por VLT ou qualquer outro modelo que fosse suficiente).

Linha melhor para isso não haveria: plana e com retas de grande comprimento pelo percurso todo. Como os bondes desativados em 1971 sob protestos da população em Santos. Uma imensa bobagem, claramente estimulada pela pressão rodoviarista, numa cidade totalmente plana.

Enquanto isso, continua-se falando em fazer linhas de passageiros da Capital para Campinas, Santos e Sorocaba. Também jamais deveriam ter sido eliminadas. Tudo errado. Tudo falta de planejamento e de vontade dos governos das últimas décadas.

A consequência todos nós vemos hoje - um caos total na região metropolitana de São Paulo, em Santos e São Vicente, em Campinas...

Um comentário:

  1. A implantação do VLT, é uma promessa de Eleição iniciada pelo então candidato ao Governo do Estado de São Paulo, Oreste Quercia depois Fleury, Mario Covas, Alckmin,Serra e Alckmin, acredito sejam 26 anos de promessa. O PSDB, partido governista atual, privatizou e entregou o que pode do patrimônio do Estado(Eletropaulo, Cesp, Fepasa, Banespa, Sabesp etc...) o dinheiro ninguém viu. Somos motivo de piada. O candidato presidencial Jose Serra chegou a inaugurar uma maquete da Ponte ligando Santos-Guarujá, só faltava incluir a linha do VLT na referida ponte.

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