quarta-feira, 19 de outubro de 2011

UMA VIAGEM DE TREM A SANTOS HÁ 51 ANOS


Recordando-se de uma antiga viagem pelo trem São Paulo-Santos, extinto há quinze anos e de saudosa memória, o Leonardo Bloomfield, ex-funcionário da também extinta RFFSA enviou um curto relato sobre sua visita a São Paulo em 1960 para o 10o Congresso Panamericano de Estradas de Ferro.

No relato, a parte sobre essa viagem patrocinada pela própria RFFSA, escrita por ele: Logo a seguir, foi a vez da Santos a Jundiaí nos brindar com um passeio até Santos. A composição era formada com carros reboque TUEs, fabricados pela MAFERSA, todos inox., visto que os carros motores não tinham condições de trafegar no sistema funicular da Serra, pois haveria um choque das roldanas do funicular com as caixas mais baixas do carro.

Uma loco English Electric nos puxou até Paranapiacaba, onde, após as visitas às instalações da Serra, descemos, com o auxilio de loco-breques até Piaçaguera e de lá uma outra loco diesel nos levou até Santos. Como chegamos na hora do almoço, os ônibus nos levaram diretamente para o Hotel Atlântico, numa das praias tradicionais, onde nos serviram maravilhoso almoço de deixar saudades
.

E uma sequência de fotografias também tomadas por ele, algumas das quais mostradas aqui nesta postagem.

Como eu já disse diversas vezes, tiraram-nos o direito de ver estas belas paisagens ao vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário