sábado, 8 de outubro de 2011

O BONDE DE SANTA TERESA

Foto Rede Globo.

Como sabemos, há algumas semanas um dos bondes de Santa Teresa, Rio de Janeiro, transporte fundamental tanto para os moradores do morro de ruas estreitas e também para turistas que vêm do exterior para tomar o bonde histórico, descarrilou numa das ladeiras, matando seis pessoas - inclusive o velho motorneiro - e se destruindo por completo: ele era de madeira.

Era um acidente previsível: somente não se sabia quando iria acontecer. Já havia notícias quanto à má manutenção dos bondes, bastante antigos. Mas, além do falatório dos políticos, mais nada ocorria. Eles negavam o desleixo, como sempre.

Agora o laudo desmascarou todos eles - o Estado é o responsável pela operação e manutenção das linhas do bonde.

Uma notícia da Internet, transcrita mais abaixo e originária do Jornal Nacional da TV Globo, mostra as conclusões do laudo do acidente. Os grifos são do artigo original.

Esse é o governo que temos. Não respeita o povo, não respeita os turistas que pensam que não há problemas. Isso daria cadeia num país sério. Aqui, vai rolar um processo durante anos, gastando rios de dinheiro (público) e não vai acontecer nada mais do que isso.

A transcrição:

O laudo de 34 páginas do Instituto de Criminalística Carlos Eboli é taxativo. O bonde número 10 não tinha condições de segurança para funcionar.

De acordo com o ICCE, ele tombou por falha no sistema de freios, causado por falta de manutenção adequada.

Os peritos analisaram o local do acidente, a oficina de manutenção, a rede elétrica e também testaram em laboratório as peças do bonde.

O laudo produzido por eles lista 23 problemas e expõe a precariedade impressionante de todo o sistema.

Peças do eixo do bonde foram fabricadas artesanalmente ou estavam soldadas ao chassi de maneira grosseira.

Havia ainda arames substituindo parafusos e até uma estopa usada como tampa da caixa de lubrificação, como mostram as fotos anexadas ao laudo.

Dentro do sistema de ar comprimido, responsável pelo acionamento dos freios, foram encontrados óleo e água, o que, segundo o laudo, evidencia falta de manutenção preventiva.

De acordo com os peritos do ICCE, o freio mecânico de estacionamento, espécie de freio complementar que pode ser usado em emergências, foi acionado, mas não funcionou , o que indica que o motorneiro tentou frear.

No dia seguinte ao acidente o secretario de Transportes Julio Lopes chegou a insinuar que o acidente tivesse sido causado por falha do condutor do bonde.

Além de toda a precariedade outro fator influenciou o aumento da tragédia.

No momento do acidente o Bonde de Santa Teresa estava superlotado. Transportava 62 pessoas, 50% a mais que a sua capacidade normal.

3 comentários:

  1. Ralph,
    A justiça tal como deveria nunca será feita, mas nos resta o consolo de que a carreira politica daqueles que são os verdadeiros responsáveis será atrofiada de escândalo em escândalo eles vão se desgastando e graças a deus não conseguirão o poder que tanto desejam.

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  2. Olá Ralph,
    A empresa Central, que administra os bondes para o Estado, se não me engano, é a mesma que toma conta dos ramais de Guapimirim e Raiz da Serra partindo de Saracuruna. Os trens estão no mesmo caminho dos bondes, cada dia mais deteriorados. Vão fazer como sempre, esperar até todos eles estarem tão acabados que nem a mais humilde pessoa queira andar neles e/ou vão aproveitar algum acidente causado pelo acaso/descaso (vide trem Barrinha) e dizer que os ramais não tem mais condições e acabar com eles, quando na verdade deveriam colocar em prática os projetos de levar trens modernos até Petrópolis e Teresópolis como antigamente....

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  3. Oi Ralph!
    Estou indignada, o governo do Rio anunciou que irá colocar microônibus para substituir os bondes.... Isso é que é falta de compremetimento de nossos governantes para com o patrimonio histórico.....

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