quinta-feira, 4 de novembro de 2010

SUD MENNUCCI E O RECENSEAMENTO DE 1940


Quem deu a chefia do Estado de São Paulo para o Recenseamento Geral de 1940 para meu avô Sud Mennucci sabia o que estava fazendo. Ele provavelmente sorriu como um bebê quando vê um doce ao receber a notícia.

Depois de vinte anos sem se fazer o recenseamento, Getúlio Vargas tomou esta nova contagem como algo muito sério para o Brasil. Ele não estava errado. E, pelo menos em São Paulo, entregou o serviço para quem entendia do assunto e, não somente isso, gostava de viajar e, antes de viajar, conhecia com a palma da mão o que ia ver. Sud viajou para boa parte das cidades-sede do censo e promoveu-o como se fosse a sua vida em jogo. Não é esta uma afirmação vazia. As notícias da época e seus relatos e entrevistas a jornais, as fotos que ele e seus colegas tiraram dessas viagens, muitas delas guardadas no seu belo arquivo, provam tudo isto.

A cada viagem sua, os jornais promoviam a epopéia. Afinal, viajar por um Estado onde metade dele não tinha ainda nem trinta anos de povoamento era realmente algo desafiador. Não acredito que meu avô conhecesse todos esses locais, apesar de viajar muito. No papel, sabia muito sobre eles. Conhecia a geografia e a hidrografia de cidades próximas e das muito afastadas como se as tivesse conhecido in loco. Era sopa no mel.


Para muitas delas ele foi de trem, meio de transporte ainda principal e mais confortável, confiável e rápido da época. A fotografia acima foi tomada da frente da antiga estação ferroviária da cidade de Ourinhos - Sud, seus amigos, colaboradores, curiosos e puxa-sacos aparecem nela.


Para uma ou outra, de avião - mais veloz que o trem, é verdade, mas caríssimo e ainda não tão confiável. As fotografias tomadas na pista do aeroporto de Araçatuba mostram um desembarque de meu avô saindo do avião, cercado de curiosos (acima) e descendo a escada de acesso à pista passando no meio de um túnel de gente. Avião se esperava na pista mesmo. Bem diferente de hoje em dia, quando na maioria dos aeroportos a gente não tem vista para a pista por questão de segurança dos passageiros... leia-se terrorismo (mesmo assim, é bom lembrar que viajei de Ponta Grossa a São Paulo em 1993, portanto somente 17 anos atrás, e esperei o avião na pista. O prédio estava abandonado!!!).


Muitas fotografias foram tiradas também dos escritórios locais. Nesta, acima, o carro do recenseamento aparece estacionado em frente ao escritório da cidade de Rio Claro.

Sem computadores, os resultados levaram anos para serem publicados. Porém, em 1941, já se tinha uma ideia do que havia sido contado e catalogado. Sud adorava dar explicações e entrevistas para os jornais, falar do crescimento das cidades paulistas, etc. Não conheço a organização do censo de hoje, mas não duvido que a empolgação por fazê-lo seja muito menor do que naqueles tempos de - ainda - grandes descobertas.

8 comentários:

  1. Censo 2010: Teve casos no interior de SP (acho que mais de um, um deles em Franca), que o funcionario encarregado do censo, o esperto, "chutou" os resultados, pra facilitar seu trabalho, mas a população foi reclamar na prefeitura. O censo foi anulado, e o prefeito com medo de perder o FPM - Fundo de Participação dos Municípios.

    ResponderExcluir
  2. Ah, meu caro, e os casos que não descobriram? No censo de 2000, nunguém foi na minha casa... E não duvido que em 1940 este tipo de coisa tenha existido também. Mas acho que só em cidades grande, pois nas pequenas, que eram 99%, não conseguiriam, pois todos se conheciam!

    ResponderExcluir
  3. Você poderia me mandar essa foto de Ourinhos numa resolução maior.
    Obrigado.
    José Carlos

    ResponderExcluir
  4. Ly Penteado
    Seu avô e tia Maria, como falávamos, foram padrinhos de casamento de minha mãe. Ficaram hospedados em casa, em Rio Claro, na esquina, da Matriz no casarão dos Fontes, meus avós da Matriz e eu, criança ainda me encantei com o trabalho, os papéis e os comentários dele. Quando adulta,já professora, tanto fiz que consegui me inscrever no concurso e passar para ser ma RECENCEADORA, meu sonho de criança.Trabalhei em 1980 e adorei. Custou, mas chegou o meu dia. Um abraço de uma parente por afinidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda me lembro das visitas dos Fontes e dos Passafaro à minha casa no Sumaré e à casa da vó Maria na Vila Mariana. E mamãe Astrea (que ainda está viva, à beira de fazer 98 anos) sempre falava de vocês. Obrigado pela resposta

      Excluir
  5. Prezado Ralph. Foi muito gratificante encontrar seu blog, falando do"tio" Sud Mennucci e da Tia Maria, que foram os padrinhos de casamento de meus pais, Ficaram hospedados no casarão da Vovó Fontes, em Rio Claro, por ocasião do Censo de 1940. Eu, criança, fiquei encantada com o trabalho , vendo folha de papel, e ouvindo os comentários. Em 1980, consegui meu desejo e fui recenseadora também, visitando 342 residências em bairro afastado do centro e pude conhecer muita gente. Foi ótimo. Astreia

    ResponderExcluir
  6. Tia Zizinha morreu há quase vinte anos... meu e-mail é ralph.giesbrecht@gmail.com

    ResponderExcluir