sábado, 2 de outubro de 2010

ESTÁ NA HORA DE ACABAR COM ESSAS PALHAÇADAS!!!


Atenção: os vereadores da cidade querem alterar diversos nomes de estações da CPTM e do Metrô para nomes que, na maioria das vezes, homenageiam pessoas e entidades que nada têm a ver com o local.

Fora o fato que isso somente dificultaria e aumentaria a confusão para a localização dos usuários das linhas. Já basta o que foi feito em diversas estações do metrô e da própria CPTM nos últimos anos, como a alteração dos nomes das estações da Ponte Pequena, Rebouças, Rincão, Sumaré, Barra Funda, Itaquera, Imigrantes, Tietê, Santo André e outras das quais porventura não me lembro agora.

É preciso parar com essa imbecilidade de se mudar nomes por pura politicagem e puxa-saquismo, prejudicando a história e a memória desses lugares com nomes já tradicionais. E não está acontecendo somente na cidade de São Paulo, não. Vejam só:

A estação Jardim São Paulo passaria para Jardim São Paulo-Ayrton Senna. Para que? Ayrton Senna participou de alguma corrida na avenida ao lado da estação? O que ele tem a ver com o bairro? Olhem a desculpa de Campos Machado, autor da proposta: "Senna aliava à sua grande habilidade na pista a sua religiosidade e dedicação". E daí?

Tiradentes passaria a Tiradentes-Frei Galvão. O político Olímpio Gomes diz que "Sua canonização pelo Papa Bento XVI foi um fato inédito, pois se deu em solo brasileiro". E daí? Aconteceu na estação ou no bairro?

Artur-Alvim-Cidade A. E. Carvalho passaria a ser o novo nome da estação Artur Alvim. Por que? "O projeto visa render tributos ao bairro de C. A. E. Carvalho, que faz fronteira com a estação". E daí? O Bairro existe desde os anos 1940, a estação tem esse nome desde os anos 1920. Todos sabem onde ficam ambos. Projeto tambem do "grande" Olimpio Gomes, que pelo visto não sabe fazer outra coisa na vida do que propor bobagens.

Anhangabaú-Zumbi dos Palmares é o primor de proposta que Carlos Giannazi, do PSOL, faz à cidade para renomear a estação de Anhangabaú. Para que? Zumbi jamais pisou em solo paulistano ou paulista, provavelmente nem sabia onde era. Pô, que o tal Gianazzi vá plantar batatas!

A estação Bresser-Mooca, que era só Bresser (ora, todo paulistano sabe que a rua Bresser fica na Mooca), mudaria para Bresser-Juventus. O Juventus fica do outro lado da linha em relação à estação Bresser. E daí? O nome Bresser, no bairro, é mais antigo que o Juventus. Aliás, só o estádio fica ali. O clube, bastante grande, fica bem longa dali, impossível de se alcançar a pá. Proposta de Ricardo Montoro, dizendo que "é uma reivindicação das famílias mais tradicionais da Mooca". Duvido e faço pouco.

Mais uma vez Campos Machado (que, como todos sabem, tanto fez por São Paulo) quer mudar o nome de uma estação: Guaianazes para Deputado Guilherme Gianetti. Por que? "o ex-deputado era fervoroso defensor de sua comunidade". Mesmo? Só ele? Então, ele provavelmente ficaria orgulhoso de que se mantivesse o nome de sua comunidade e não se o trocasse.

Já na estação Ipiranga, o nome passaria a ser Ipiranga-Pastor Alfredo Reikdal, pois o pastor "foi presidente da Assembleia da Deus no Ipiranga", segundo o José Bitencourt, outro político desvairado. Pergunto novamente: e daí?

Na estação Butantan, que ainda nem foi aberta, querem mudar o nome para SPFC-Oscar Erbolato. O tal Oscar teria sido um pioneiro na indústria automobilística e bispo da Igreja Mormon e o São Paulo é o clube de futebol que está a mais de um quilômetro da estação. E daí, senhor Edson Giriboni, do PV? E daí?

A estação Primavera Interlagos teria o nome mudado para Benedicta Ramos Caruso, a pedido de Baleia Rossi, que, aliás, é candidato a deputado, por causa do "alto valor representativo da força desta mulher". Ora, por favor!!!!

As outras 4: Autódromo mudaria para Irmã Agostina (por luta pela comunidade), Tamanduateí para Tamanduateí-Imperador do Ipiranga (por causa da escola de samba!!!!), São Caetano para São Caetano-Prefeito Walter Braido (político da cidade) e Ribeirão Pires para Ribeirão Pires-Antonio Bespalec (que fez três igrejas da Assembleia de Deus). E daí??????????

Está na hora de acabar com essas palhaçadas. A história e a memória desses lugares, do País, enfim, não podem ser manchadas pelos nomes de pessoas medíocres e que não têm em geral coisa alguma a ver com a estação. Chega de bagunça, e que todas essas proposições sejam devidamente e o mais rápido possível jogadas onde devem: na lata do lixo. Não vamos perder tempo e dinheiro nem discutindo essas bobagens.

11 comentários:

  1. um vereador custa tao caro um deputado mais ainda e serve pra que? pra isso gastar tempo preciso no plenario e na camara para apresentar propostas como estas sem nenhuma relevancia e que nao vao trazer nenhuma bemfeitoria a cidadao algum.

    ResponderExcluir
  2. Sim sim, somos idiotas. Amanhã, nós, os idiotas, vamos votar nesses imbecis.
    O Paulo Eiró (poeta verdadeiramente paulista) tomava banho no Anhangabaú, mas quem leva a fama é o Zumbi?
    E, como morador da Mooca, não vi ninguém por aqui pleitando ao Campos Machado o nome da estação Bresser para Bresser-Juventus.

    ResponderExcluir
  3. Depois de ver, anos atrás, os vereadores de São Paulo instituírem o "Dia do Refrigerador", não se pode se surpreender com mais nada que venha desses políticos. Duro é que o brasileiro cada vez parece votar mais mal do que antes, para não falar que os políticos vêm piorando a cada eleição...

    ResponderExcluir
  4. Ralph, em alguns casos concordo com o medíocre das pessoas que cita. Mas, outros não. Mas, mesmo assim, sendo medíocres ou não, se essas estivessem relacionadas diretamente com o bairro ou a cidade e fosse até uma estação nova (contanto que a relevância do nome da pessoa homenageada seja maior do que a região é óbvio). Homenagear Ayrton Senna em uma estação do Metrô sendo que ele era um corredor, em tese nunca morou na Zona Norte e os argumentos apresentados não são válidos para justificar tal nome. O deputado do PSOL, Giannazi também colocando Zumbi no Anhangabaú sem o menor sentido! Na Móoca ou na Bresser, qualquer "adendo" ao nome nas estações do Metrô e CPTM "são lucro". Tem gente que faz confusão achando que a estação da CPTM leva aos mesmos lugares da estação do Metrô e vice-versa. O que não é verdade. Enquanto eles votam p/ um certo 14/01 ser dia do sexo, alterações dos nomes das estações, vão trens se deteriorando, documentos da RFFSA se perdendo e gente que pode interferir para parar isso legislando para reativar ao menos o PRESERVE da RFFSA, votando leis inúteis como essa.

    ResponderExcluir
  5. Divertidíssimo o seu texto. E sério. E triste. Valeu.

    ResponderExcluir
  6. O pior, realmente, é que pelo menos um dos nomes já foi aprovado: o governador vetou e voltou à Assembleia, onde foi derrubado. E há outros já vetados, mas que estão voltando para a Assembleia. Realmente, está muito difícil. Muito. Estou atônito, sem ter ideia do que fazer. E vocês não têm ideia de como essas barbaridades me afetam. Ach que eu deveria me mudar para o pantanal, em algum ponto sem acesso a internet ou televisão.

    ResponderExcluir
  7. Só esclarecendo o Ítalo acima: o Senna SÓ morou na ZN. Nasceu no centro de Santana, depois mudou para o Jardim São Paulo (numa bela casa ao lado do mirante e do observatório metereológico), depois em dois endereços no Tremembé. (o pai e o avô foram funcionários do Horto Florestal). Só saiu do Tremembé depois de já campeão do mundo. Por aí, seria justificável acrescentar o nome dele à estação jardim São Paulo. Mas isso fugiria ao conceito básico do Ralph, de não alterar nada, o que é defensável.

    ResponderExcluir
  8. Olhe, "morar na Zona Norte" não significa "morar ao lado da estação Jardim São Paulo" ou ter feito algo por ela que justifique um nome... além disso, essa estçaõ deveria se chamar "Parada Inglesa", pois esse era o nome no projeto e já mudou, provavelmente por ação de politicos, pois, lá, todos sabem onde era a parada... enfim, não adianta, ser memorialista em SP ou mesmo no Brasil é mesmo perda de tempo.

    ResponderExcluir
  9. Concordo com o sr,tanta coisa importante para se fazer e alguns idiotas da política querem alterar o nome de algumas estações,como já mencionei outra vez moro aqui em Ribeirão Pires,todos os dias vou ao meu trabalho de trem desço na estação da Luz,porém já observei que em Santo André falam o nome do prefeito morto celso daniel,nada contra a memória dele,mas............é ridículo.
    E a nova estação de Tamanduateí o sr. já fotografou? gostaria de vê-la no seu site ela ficou bonita.

    Clayton Roberto-Ribeirão Pires-SP

    ResponderExcluir
  10. Olá, Clayton. Ele ainda não foi até lá para fotografar, mas eu fiz uma postagem com várias fotos que bati na nova Estação Tamanduateí na semana passada, se te interessar.

    ResponderExcluir
  11. Alexandre, parabéns as suas fotos da nova estação tamanduateí ficaram ótimas.

    Clayton Roberto - Ribeirão Pires-SP

    ResponderExcluir