sábado, 16 de outubro de 2010

O CÓRREGO DA CACHOEIRA

Foz do córrego da Cachoeira. Do lado de cá do Tietê, Santana de Parnaíba e o Alphaville. Do lado de lá, Barueri e o bairro da Chácara Marco. Foto tomada por mim em 10 de outubro de 2010.

O córrego da Cachoeira tem esse nome por causa da cachoeira sobre pedras que existe em seu curso e que pode ser vista da Estrada dos Romeiros, para quem vem de Santana de Parnaíba, pouco antes da curva à direita para subir a ladeira que termina no topo onde está o balão do bairro da Cruz Preta.

Em dias normais, a quantidade da água que verte pelas pedras é pequena; em tempo de chuva, a cachoeira chega a ser muito bonita.

Ao contrário de muitos córregos em áreas urbanas, este está por boa parte de seu curso - este não deve ser maior do que três quilômetros - sem construções a sua volta. Nasce no alto da Cruz Preta, desce entre a Romeiros e diversos galpões que foram construídos à margem esquerda do córrego e que são alcançados por pontilhões de madeira ou concreto e depois cai pedra abaixo para cruzar a Romeiros lá em baixo, entrando à direita da Chácara Marco, por onde passa longe das construções que existem por ali.

A Prefeitura está aparentemente fazendo uma obra de recuperação ambiental, mas não sei ainda se isso manterá o córrego a céu aberto ou se significará a sua entubação. Depois de cruzar a Romeiros, ele somente pode ser visto de qualquer rua por ali já perto de sua foz, onde, depois de acompanhar um campo de futebol de várzea, desemboca no rio Tietê em frente aos fundos do Alphaville 4, que fica do outro lado do rio e já no município de Santana de Parnaíba. Quem olha da outra margem do Tietê vê uma foz com bastante água.

Vale lembrar também que esse córrego marcava a divisa das terras do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar e sua fazenda da Vacaria, que ele possuía ali nos anos 1840 e 1850. Essa fazenda começava do outro lado, mais perto de Parnaíba, no córrego do Sítio do Morro. O desmembramento dessa fazenda deu origem a muito bairros de Parnaíba, como o Germano, Parque Santana, Rancho Alegre e outros.

Longa vida ao córrego da Cachoeira, e que ele fique por muito tempo ainda a céu aberto e com o mínimo de lixo possível...

Nenhum comentário:

Postar um comentário