segunda-feira, 28 de junho de 2010

PEDAÇOS DE FELICIDADE

Foi gol da Inglaterra, sim... mas há coisas mais importantes na história do jogo Alemanha x Inglaterra. Foto UOL

Ontem, pela Copa do Mundo, a seleção de futebo alemã derrotou a seleção inglesa por 4 a 1 na África do Sul. Houve reclamações de monte por causa de um gol inglês que não foi confirmado pelo juiz, que não viu que a bola realmente entrou na meta alemã.

Há 44 anos atrás, outro jogo, que eu ouvi por rádio - na época não havia transmissão direta por televisão para o Brasil - entre os mesmos adversários resultou em 4 x2 para os ingleses, nesse caso decidindo a Copa de 1966, disputada na Inglaterra, para a seleção inglesa. Também houve um gol discutido, no caso, validado pelo árbitro, para a Inglaterra: só que ali, a bola não entrou no gol.

Ontem vários alemães declararam em entrevista que foi o troco.

Houve também outro jogo entre os dois países, na Copa do Mundo de 1970, vencido pela Alemanha. que eliminou então os ingleses nas quartas de final da Copa distutada no México. Que eu me recorde, não houve outra partida entre as duas seleções em Copas do Mundo, mas houve outros em diferentes campeonatos.

Porém, o jogo mais importante - mas conhecido por pouca gente - foi o que se disputou nos campos europeus - na Bélgica ou na França - no Natal de 1914, em plena guerra. Sabe-se deste jogo por causa de uma carta escrita por um oficial inglês e publicada no jornal The Times do dia a de janeiro de 1915.

A carta dizia: "Foi um estranho Natal! Tudo calmo, a não ser uns tiros de emboscada do lado direito, mas nada no fronte. Nas trincheiras, aconteceram as cenas mais extraordinárias. Em frente à nossa barricada, nossos homens saíram e se misturaram com os alemães, conversando, trocando cigarros, etc. Alguns dos nossos foram mesmo até as trincheiras do inimigo e lá ficaram algum tempo, entretidos! Começaram a cantar, cada lado uma canção, até que todos terminaram com o God Save the King, que os saxões cantaram com bastente sentimento. Um de meus homens recebeu uma garrafa de vinho e o regimento chegou a jogar uma partida de futebol com os saxões, que saíram vitoriosos de 3 a 2!".

Realmente, a saudade de casa e da paz fazem coisas inacreditáveis. A guerra durou quase 4 anos mais e teve milhões de mortos, numa violência inacreditável, porém, nesse dia de Natal de 1914, um pequeno pedaço de felicidade inundou a imbecilidade humana dentro de sua maior estupidez. Esse foi o jogo de futebol mais importante do mundo até hoje, sem dúvida.

3 comentários:

  1. Olá, muito rico e importante o seu blog.
    Peço que conheça imagens de minha cidade: http://fotosdebrazopolis.blogspot.com/
    Há fotos de nossa Estação Ferroviária, que completa cem anos agora. Infelizmente, está muito descaracterizada e abriga uma fabrica.
    http://fotosdebrazopolis.blogspot.com/2010/02/brazopolis-praca-da-estacao.html

    Grande abraço,
    guilhermedicin@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Fizeram um filme sobre este jogo, chama-se Feliz Natal (Joyeux Noël) e foi lançado em 2005. Cheguei a vê-lo no cinema.

    ResponderExcluir
  3. Jogaram na Copa de 1990. A Alemanha ganhou nos penalties depois de empatarem em 1X1.

    ResponderExcluir