quarta-feira, 1 de outubro de 2014
HOMENAGEM AO SAUDOSISMO FERROVIÁRIO
É, nós já tivemos trens de passageiros. Não eram os melhores do mundo, mas eram bons. Principalmente em São Paulo.
E me chamam de saudosista.
Chamem de que quiserem.
Enquanto isso, praticamente todos os países do mundo os mantém, menos o Brasil, que tem três a quatro linhas funcionando.
Que países atrasados,,, todos saudosistas, nós não, estamos bem, modernos e com ampla infra-estrutura de transporte.
Pena que é mentira.
Não sei os autores dessas fotografias, mas provavelmente estão entre os grandes preservadores da memória ferroviária de um tempo que já se foi: Sergio Martire, Vanderlei Zago, Alberto del Bianco, Ivanil Barbosa, José Pascon, Fabio Dardes e (não tantos) outros, cujos nomes, infelizmente não me vieram à cabeça neste momento. Sinto não ter todos os nomes aqui para colocar.
Pena que, nesse tempo, eu não ligasse para as ferrovias brasileiras. Cheguei tarde.
Marcadores:
estado de são paulo,
ferrovias,
memoria ferroviaria,
trens de passageiros
Assinar:
Postar comentários (Atom)
fui à Europa e andei bastante de trem. Foi sensasional , como um país pode deixar ferrovias de lado?
ResponderExcluirPERTINENTE REFLEXÃO!...
ResponderExcluirDe fato, se não tínhamos os "melhores Trens de Passageiros Regionais e de Longo Percurso", principalmente a partir dos Anos 70 com a não tão boa mas FUNCIONAL Fepasa, tínhamos a "opção" de usar os Trens...
Hoje, oque vemos é a malha do estado a serviço de concessionários, apenas ao transporte de cargas. Entretanto, somente nas linhas e ramais do interesse comercial destes concessionários, que obviamente visam lucros com a operação de seus Trens Cargueiros, quase que exclusivamente a serviço de grandes grupos.
Mas infelizmente, muitas linhas que antes eram mantidas peta estatal Fepasa, liquidada e ou entregue a União nos idos de 1998, hoje estão inoperantes, porque não são do interesse comercial das atuais concessionárias.
"É um absurdo a situação atual (2018) da Linha Tronco da Antiga Estrada de Ferro Sorocabana, posteriormente FEPASA, que desenvolveu o Oeste Paulista as margens da então chamada Alta Sorocabana, bem como é um absurdo a situação do Ramal do Litoral Sul e do Vale, assim como é um absurdo o Ramal de Jurubatuba desativado, em seu trecho final entre Varginha e Evangelista de Souza, por ser este ramal a 2º Ligação Ferroviária entre a Capital e o Litoral Paulista, depois da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí."
E ironicamente o estado que é considerado "A Locomotiva do Brasil", descartou também os seus Trens de Longa Distância, resumindo a sua operação regular de passageiro apenas aos Trens Metropolitanos da RMSP.
"Não vamos claro contabilizar os Trens N~eo Regulares de Passageiros, os de cunho Histórico Turístico Cultural, a exemplo dos Trens da ABPF, a exemplo dos Trens da EFCJ, porque estes tem um papel muito importante para fomentar o resgate histórico e o turísmo de suas respectivas localidades, mas não são Trens regulares de passageiros."
Ou seja;
O estado que um dia já teve os melhores Trens de Passageiros, hoje erroneamente é um estado "SEM TREM".
E a cada ano que passa, a cada nova eleição ao GESP, ressuscitam o assunto "Trem", mas passadas as eleições, o assunto cau no esquecimento...
ESPERANÇA PELA VOLTA DOS TRENS, CLARO TEMOS...
... MAS SÓ ACREDITAMOS, VENDO O TREM QUE LEVA GENTE, CORRENDO A MALHA DO ESTADO NOVAMENTE!...
Anderson - Projeto Rádio Trem