terça-feira, 16 de setembro de 2014

A LIGAÇÃO LESTE-OESTE EM SÃO PAULO (1966)

Duas opções das quatro sugeridas. Nenhuma das duas acima foi utilizada, a ligação passou por baixo da praça inteira. (Folha de S. Paulo, 13/9/1966)
.

Eu já escrevi neste blog sobre a construção da Radial Leste, há cerca de três anos. Já sobre a ligação da Radial Oeste com a Radial Leste, creio que não.

A Radial Leste, a partir do Parque Dom Pedro II, começou a ser construída bem antes, ainda nos anos 1950. Já a Radial Oeste, da Praça Roosevelt para a avenida São João, estava sendo acabada com o alargamento da rua Amaral Gurgel ainda no final de 1966.

Além de nem se falar em Minhocão nessa época, via que acabou deteriorando a própria Amaral Gurgel duplicada e a São João e sua continuação, a General Olímpio da Silveira, em outubro de 1966 ainda se discutia como a rua Amaral Gurgel iria atingir a avenida Alcântara Machado ali no Braz. A Praça Roosevelt ainda mantinha sua feira aos sábados e a passagem do Oeste para o Leste da cidade ainda era feita pelo centro novo da cidade, seguindo a Consolação, Maria Paula até a Praça João Mendes e dali se descendo para a Rangel Pestana.

Eu estudava no Colégio Visconde de Porto Seguro e não me lembro tão bem assim dessa obra.

A discussão em outubro de 1966 era sobre se a ligação seguiria pelo alargamento da rua Caio Prado, se sobre uma paralela a ela a ser construída - o que levaria à demolição do Colégio Des Oiseaux ou ainda se passaria pela rua Olinda (hoje rua Guimarães Rosa), a rua lateral da Praça Roosevelt, o que levaria 'a demolição certa do Col~egio onde eu estudava.

Dessa discussão não li nada na época, mas hoje sei que os jornais a noticiavam. No fim, acabaram escolhendo uma quarta opção, fazendo a reforma total da praça Roosevelt - em cima e em baixo. Ou seja, em cima tornou-se um parque de concreto onde apenas a igreja da Consolação sobrou em pé entre as duas ruas que a formavam (Olinda e Martinho Prado) e por baixo fez-se a ligação entre a rua Amaral Gurgel e o Braz.

Após passar por baixo da praça, a avenida passou também sob a rua Augusta e por cima da rua Avanhandava e da avenida Nove de Julho (este foi chamado de Viaduto do Café) e depois, por uma enorme trilha de demolições, no meio do bairro do Bexiga, cortando várias ruas, passando por sobre a avenida 23 de Maio, por baixo da avenida da Liberdade e da rua Galvão Bueno, para finalmente ter uma saída para a Alcântara Machado passando por sobre o Parque Dom Pedro II. O parque foi destru~ido por uma sequência de viadutos nos anos 1960.

Uma das opções para a Leste-Oeste está retratada no mapa no topo da página.

Por fim, posso dizer que me lembro das obras de construção do viaduto da rua Augusta sobre a ligação Leste-Oeste; do bate-estacas na Praça Roosevelt funcionando os dias inteiros em 1968; do alargamento da rua da Consolação, especialmente em frente à praça Roosevelt e na subida até a Paulista. Uma "carnificina" de belas casas na época.

O Colégio Porto Seguro sobreviveu. Mudou-se para o Morumbi em 1972 e hoje é o Caetano de Campos. O Des Oiseaux foi demolido no início de 1970, mas não por causa de alargamento de rua alguma. No seu terreno, até hoje não existe coisa alguma.

4 comentários:

  1. Várias coisas a comentar desse texto, pois mudei para a região, pré-adolescente, em 1972, e frequentei a praça Roosevelt em seus primórdios "modernos". Claro que gosto de praças com muito verde e gramados, mas aquela praça Roosevelt nascida dessa reforma, cheia de concreto e cantos angulosos, era muito especial. Em 1978 e 1979 estudei nos dois primeiros anos do Caetano de Campos nesse prédio em que o autor estudou, ainda como Porto Seguro. A praça tinha um supermercado no centro dele, e aquela estrutura de concreto ainda recebia exposições culturais com frequência. Lembro particularmente de uma exposiçao sobre a Alemanha, muito interessante. Ao longo dos anos 1980 a região foi se deteriorando, e nos anos 1990 decaiu total, virando um reduto alternativo, para não dizer espaço marginal na cidade. Não sei se a atual reforma a deixou melhor, sinceramente, até porque acabou virando uma praça dominada pelos skatistas, e por mais que eu simpatize com esse esporte, esse monopólio da área me desagrada. Para terminar, sou contra a demolição do minhocão antes que a cidade melhore, e muito, a situação do transporte coletivo. Quando a cidade tiver 200 km (e não os míseros 70) de linhas de metrô, talvez possa eliminar essa ponte de safena chamada minhocão.

    ResponderExcluir
  2. Não caia no que os jornais falam em termos de linhas de metrô. A kmtragem é muito maior (cerca de 270 km) quando se incorpora a CPTM, que é exatamente a mesma coisa, hoje, que o metrô e vice-versa. Está certo que ainda precisamos de mais, mas dizer que só temos 74 está rigorosamente errado. Abraços

    ResponderExcluir

  3. http://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19680127-28465-nac-0010-999-10-not

    ResponderExcluir
  4. Boa noite. Tenho interesse na evolução da Rua Amaral Gurgel, principalmente quando ela ainda não era duplicada. Poderia me ajudar, a encontrar registros fotográficos dessa região? Abs

    ResponderExcluir