A estação que fotografei em 1999. Esse era o lado da fachada. Os trilhos dese lado já haviam sido retirados, mas se mantinham - e ainda hoje se mantêm - do outro lado
.
Hoje fiquei sabendo que recentemente a estação de Orindiúva, uma das poucas estações da arquitetura típica da Mogiana do princípio do século XX, foi demolida.
Porém, logo depois de fazer o upload, recebi uma notícia de que não, ela ainda está de pé. Esteja como estiver, no entanto, a situação é muito precária, como se vê na foto mais abaixo de 2013.
A estação por volta de 1910
.
Orindiúva estava abandonada desde a época em que lá estive, no já distante ano de 1999. Ficava na linha-tronco, no único trecho da Mogiana original que nunca foi retificado e portanto ainda mantinha o leito do final do século XIX - o trecho Mato Seco-Lagoa Branca.
A estação nos anos 1990. Foto Wanderley Zago
.
Ficava no município de Casa Branca, SP, entre as estações de Engenheiro Mendes e Miragaia. Cargueiros da FCA mantém seu percurso passando por lá até hoje.
A estação em 2013, fotografada por Reginaldo Zimbres
.
Quando lá estive, não notei nenhum bairro por perto. O local era bem ermo e cheio de mato. As fotos que dui recebendo durante os anos que foram passando mostravam a sua decadência.
O Brasil perde um pouco mais de sua história. E, afinal, quem demole - ou quer demolir, se ela realmente ainda estiver de pé - estas estações? O dono das terras em volta? A prefeitura? Moradores próximos - se é que os há? A concessionária? Fica o mistério e o descaso.
segunda-feira, 1 de setembro de 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Qual será o "arquiteto" agora a oferecer desculpas delirantes, Ralph?
ResponderExcluirBom, primeiro, foi desmentido que ela tenha sido demolida, mas isso pode ser uma questão de dias: um passou lá 3 dias atras e outr 2 dias atras e no meio disso a demoliram (hipotese minha); de qq forma, ela está(v) numa situação pessima. Nao me lembro de ter visto vlarejo perto dela quando la estive ha muitos anos, portanto, quem iria reclamar que drogados a teriam invadido? Ou seja, nesse caso, não teremos arquitetos para dar desculpas - apenas teremos eventualmente arquitetos que detestem esse tipo de arquitetura da CM do inicio dos 1900 e digam que aquilo nao tem valor historico (conheço uma que fala isso). Mas ela nao iria lá demolir a estação ou mandar alguem fazer isso.
ResponderExcluir