segunda-feira, 15 de setembro de 2014

A VELHA RIO-SÃO PAULO

No mapa acima, publicado em revista não citada, bem como a sua data (deve ter sido lá por 1927 ou 1928), a "Dutra-velha", ou seja, a primeira Rio-São Paulo decente.  Era possível antes disso ir do Rio a São Paulo de carro, mas era necessário ter espírito de aventura.

A obra foi de Washington Luiz, quando foi Presidente da República (1926-1930).

Poucos trechos dessa estrada foram aproveitadas pela atual Rodovia Presidente Dutra, que foi inaugurada em 1952. Reparem que ele passava pelas "cidades mortas" - Areias, Bananal, São José do Barreiro, Silveiras. Cidades como Queluz, Resende e Barra Mansa ficavam fora da rota da estrada. Mogi das Cruzes estava no trajeto e hoje não está, também.

O mapa era certamente de uma revista carioca, pois o trecho fluminense era bem mais detalhado do que o paulista, resumido num desenho que era 1/6 do tamanho do trecho do Estado do Rio.

Reparem que o quilômetro zero no Rio de Janeiro era no Engenho de Dentro.

A estrada inteira ainda existe, com pequenos trechos tendo sido incorporados à atual ou "extirpados". Um exemplo é o trecho entre a Dutra e o córrego do Vidoca, em São José dos Campos, de aproximadamente um quilômetro. Ele não existe mais. Eu andei por ele nos anos 1970.

Outra coisa era que a estrada entrava pelo núcleo das cidades, passando pelas ruas centrais. Nas cidades maiores, não era difícil se perder. A estrada não era pavimentada, exceto em pouquíssimos pontos, geralmente os que passavam dentro das cidades maiores.

Finalmente, reparem que as ferrovias - com exceção da Rio-Petrópolis - não são mostradas no mapa. Nenhum trecho da Central do Brasil (ramal de São Paulo, ou mesmo a E. F. Lorena a Piquete e a E. F. do Bananal e a E. F. Resende-Bocaina) aparece no mapa, nem mesmo nos trechos onde ela passava bem perto da estrada |(como entre São Paulo e Mogi e na entrada do então Distrito Federal, a cidade do Rio).

Nessa época, as ferrovias ainda eram muito mais importantes que as rodovias... isso não duraria muito.

5 comentários:

  1. Somente corrigindo a data de inauguração da Rodovia Presidente Dutra. A mesma foi inaugurada em 19 de janeiro de 1951 (e não 1952), pelo referido presidente, em Lavrinhas. Antes, em 15 de julho de 1950, o trecho Rio-Garganta da Viúva Graça, foi inaugurado também pelo Presidente E.G.Dutra.

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  2. Boa tarde. Você poderia descrever o trecho entre a Dutra e o Vidoca que o sr. cita no texto? Tenho algumas fontes que mostram a Rio-SP cruzando a Dutra na mesma orientação que o atual Anel Viário, margeando o córrego Senhorinha, cruzando o Vidoca e corcoveando o morro da Vila Ema, onde hoje começa a Heitor Vilallobos.

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  3. Será que já foi chamada Estrada São Paulo Rio?

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    1. Os paulistanos chamam o trecho que passa pela ZL da capital de Estrada São Paulo-Rio.

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  4. Eu, realmente, cheguei a dirigir pela Estrada Velha São Paulo-Rio, com as placas indicando esse nome, se não me engano nos anos 1970, Depois mudaram o nome para Marcechal Tito (pelo menos no municipio de SP).

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