quinta-feira, 3 de outubro de 2013

A SÃO PAULO DA MINHA INFÂNCIA


Fotos - ou melhor, slides - coloridos tirados pelo meu pai Ernesto durante os anos 1950 mostram pequenos detalhes da São Paulo de minha infância.

Difícil precisar as fotos com certeza das datas, mas devem ser entre 1950 e 1955.

Acima, a casa de meus pais, onde morei desde que nasci em 1951 até casar em 1974. Fica na rua Teffé, Sumaré, mas em 1959 sofreu uma reforma grande na fachada e em outros pontos. Minha mãe e minha irmã ainda moram lá. A porta com vidros  ainda é amesma, a aldrava também. A varanda, no entanto, desde a reforma citada é fechada com vidor e tem duas portas laterais, que era apenas uma abertura do lado direito. A varanda superior desapareceu, o quarto foi ampliado e colocou-se ali uma janela como a do quarto da esquerda. O muro lateral do jardim desapareceu, bem como a rampa que dava acesso à parte alta do quintal para o carro. Ali foi construída uma garagem. O muro baixo ganhou grades baixas e mais recentemente grades altas. Finalmente, como se plantou uma quaresmeira no jardim da frente que hoje é gigante, não dá para tirar uma foto comparativa hoje em dia.

A segunda foto, acima, deve ter sido tirada da varanda de cima, hoje inexistente. A casa em primeiro plano ainda existe, com seu telhado redondo, mas muitas modificações em vários pontos. Já as casas mais ao fundo foram algumas demolidas para o alargamento da avenida Sumaré, que pode ser vista, estreita ainda, do lado esquerdo da foto. Acima, a igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Doutor Arnaldo, ainda está lá. E o aparente riozinho que desce no centro da foto é a Praça Silas Botelho hoje.

A rua tortuosa desta foto (acima) não consegui reconhecer. Suponho (palpite) que seja perto da casa de minha mãe.

Acima, uma visão do estádio do Pacaembu.

E, finalmente, eu e minha irmã no Parque Fernando Prestes, na avenida Francisco Matarazzo. Reparem na estátua do símbolo do IV Centenário, comemorado em 1954. Não sei se isso ainda está lá de pé. O prédio e o parque, estes estão.

Uma São Paulo mais calma e mais bonita.

5 comentários:

  1. Se a gente pudesse congelar alguns momentos que vivimos...

    ResponderExcluir
  2. Caro confrade Ralph Giesbrecht!
    Graças ao meu amigo Martin Jayo conheci seu blog e esta enternecedora publicação que nos traz reminiscências paulistanas do seu tempo de pequenino!
    São relatos como este que enriquecem a memória paulistana!
    Parabéns!
    Caloroso abraço! Saudações memorialistas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    PS - Tornei-me mais um dos seus seguidores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, muito obrigado pelas palavras! Mais um para ler minhas queixas habituais: estão destruindo as ferrovias brasileiras e a cidade de São Paulo, etc. Abraços!

      Excluir
  3. Ralph, essas fotos são demais. A Rua Tefe apesar de tudo ter mudado, ainda acho uma das mais belas da região. Me lembro que outro dia mesm ia pegar peixinho com meus amigos na Praca Ir maos Karmann que doidera.

    ResponderExcluir