sábado, 7 de janeiro de 2012

UMA SÃO PAULO DESERTA

Rua Teodoro Sampaio em 1915, próxima ao largo de Pinheiros. Lá no fundo, os pinheiros de Pinheiros e a rua dos Pinheiros saindo para a direita. Hoje, a estação do metrô Faria Lima está mais ou menos no local da construção à esquerda.

A "Grande Barreira de Prédios" que hoje (infelizmente) caracteriza o município de São Paulo nem sempre existiu.
Rua Teodoro Samppaio em 1928. Onde, meu Deus? Acredito que para o fundo esteja o bairro de Pinheiros. Os morros devem ser os que hoje são galgados logo no início pela antiga Estrada de Itapecerica, hoje Francisco Morato...

Fotografias garimpadas aqui e ali mostram locais hoje completamente diferentes numa época em que a maior parte da área do município era deserta. E até bonita.
Rua Catumbi, próxima aonde hoje é a avenida Marginal, em 1921

As lentes de fotógrafos anônimos foram capturando locais em bairros afastados do Centro Histórico da cidade que hoje são praticamente irreconhecíveis.
Lá embaixo - o ano é 1927: a ponte da avenida Cidade Jardim - não a de hoje, mas a que existia então, reta e não em curva como é hoje. O bonde 51 passava por ela e chegava onde hoje está a entrada do túnel que sai da avenida Magnolias e chega à Juscelino Kubitschek... As casas estão no eixo da rua Iguatemi. Mais para trás, os Jardins. A vista foi tomada do alto do atual bairro da Cidade Jardim, próximo ao alto da atual Francisco Morato

Algumas cenas reproduzidas aqui são de uma beleza e de simplicidade quase que inacreditável.
Avenida Carlos de Campos, no Pari, em 1921

Vejam e admirem. Ou preferem a "Grande Barreira de Prédios" de hoje?
E aqui, Estrada (hoje avenida) de Santo Amaro, esquina com a rua Araguari, em 1928. Esta fotografia foi mostrada neste blog há três dias.

Se sim, que Deus esteja convosco...

4 comentários:

  1. Boa tarde, quando morava na vila sonia , ia muitas vezes para a vila Dirce ( na casa de parentes ) , mas o curioso é que , jamais usávamos o, trem ( até Carapicuiba ) , iamos sempre de onibus , a partir do Lgo de pinheiros ,Av. corifeu , e Av. autonomistas ( ainda em pista simples). Nessa época onde hoje é o Shopping Eldorado era um conjunto de campos de futebol de várzea , e eu gostava quando o onibus usado era um de motor atráz ( CMTC ). Não sou contra a modernidade , mas bons tempos aqueles ( os de hoje também o são , apesar dos pesares 0.
    Giba

    ResponderExcluir
  2. É, eu trabalhei no prédio que hoje é do Itaú na esquina da Eusebio Matoso com a Marginal, de 1977 a 1980. Conheci os campos de futebol do agora Shopping Eldorado vendo-os do 22o andar, assim como assisti à construção do Shopping quase toda (1979-80). Há uma postagem neste blog, lá por 2009 ou 2010, que mostra a foto que tirei em 1980 desse local...

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Ralpf , eu vi esta foto , em pouco tempo o homem muda muita coisa na paisagem urbana ou não , mas imfelizmente se " esquece " da infra estrutura no geral.
    pretendo rever esta foto em breve.
    Giba

    ResponderExcluir
  4. No Estadão de 20.11.1927 um anúncio do lançamento do loteamento Cidade Jardim e da inauguração da linha de bondes no dia seguinte:

    http://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19271120-17777-nac-0003-999-3-not

    ResponderExcluir