domingo, 12 de dezembro de 2010

ESTA CASA ESTÁ CAINDO

A casa condenada em foto de fevereiro de 2009 (Douglas Nascimento)

A casa supostamente mais antiga, ou uma das mais antigas, construída na rua Augusta e ainda de pé, está caindo. Na quinta-feira, dia 9, passei por ela a pé e ela ainda estava ali, abandonada, mas em seu estado "normal". Ontem, dois dias depois, foi vista cercada e com placa da demolidora. Ou seja: cairá, provavelmente nesta semana que começa. É uma casa que fica na esquina da rua Augusta (lado par) com a Dona Antonia de Queiroz (lado par).

Mais para cima, na rua Augusta, quatro casas antigas, mas já bastante alteradas aguardam também o seu dia (Ralph M. Giesbrecht, 9/12/2010)

Notem os senhores que, pela foto, pelo menos no seu exterior ela ainda parece estar no seu estado original. Sua queda é uma grande perda para o patrimônio da cidade. Não me digam que, como sai nos jornais, a construção de prédios é a "melhor forma de se revitalizar um local". A restauração dessa casa, seja para que uso fosse, também seria. A mera manutenção dela fechada, com a pintura externa da fachada, já seria bom.

No caso de demolição, a manutenção de sua fachada e a demolição do resto seria uma solução aceitável (a pior solução, antes da demolição, mas seria melhor que a sua derrubada). Mesmo porque o provável destino do terreno será um estacionamento (suposição minha). Entretanto, se for a construção de um galpão para alguma loja ou mesmo de um prédio, em que a fachada mantida atrapalharia?

Não adianta. Quando aprendermos, já será tarde demais.

5 comentários:

  1. Já escrevi sobre essa casa, acho que no SP Abandonada. Eu passava ali indo pra escola na década de 1970, e já reparava que então ela era um imóvel em abandono. É um imóve explêndido! Uma pena enorme desaparecer. Como é que nunca foi tombada? Dependeria do interesse dos proprietários? (Se é que eles existem). Fica na esquina da r. D. Antonia de Queiroz. Quase em frente ficava o Arquivo Histórico Estadual (creio), em um imóvel lindíssimo também, que creio era uma fábrica antiga de tapetes. Foi para o chão há uns 20 anos... Tristeza

    ResponderExcluir
  2. Os tapumes para a demolição já foram colocados... http://flic.kr/p/91MBzN

    ResponderExcluir
  3. Deu na Folha de hoje, 17/12/10: caiu total!

    ResponderExcluir
  4. pelo que eu soube, as paredes estavam podres: uma marretada só para elas virem abaixo

    ResponderExcluir