
A casa supostamente mais antiga, ou uma das mais antigas, construída na rua Augusta e ainda de pé, está caindo. Na quinta-feira, dia 9, passei por ela a pé e ela ainda estava ali, abandonada, mas em seu estado "normal". Ontem, dois dias depois, foi vista cercada e com placa da demolidora. Ou seja: cairá, provavelmente nesta semana que começa. É uma casa que fica na esquina da rua Augusta (lado par) com a Dona Antonia de Queiroz (lado par).

Notem os senhores que, pela foto, pelo menos no seu exterior ela ainda parece estar no seu estado original. Sua queda é uma grande perda para o patrimônio da cidade. Não me digam que, como sai nos jornais, a construção de prédios é a "melhor forma de se revitalizar um local". A restauração dessa casa, seja para que uso fosse, também seria. A mera manutenção dela fechada, com a pintura externa da fachada, já seria bom.
No caso de demolição, a manutenção de sua fachada e a demolição do resto seria uma solução aceitável (a pior solução, antes da demolição, mas seria melhor que a sua derrubada). Mesmo porque o provável destino do terreno será um estacionamento (suposição minha). Entretanto, se for a construção de um galpão para alguma loja ou mesmo de um prédio, em que a fachada mantida atrapalharia?
Não adianta. Quando aprendermos, já será tarde demais.
Um pouco da história desmoronando.
ResponderExcluirJá escrevi sobre essa casa, acho que no SP Abandonada. Eu passava ali indo pra escola na década de 1970, e já reparava que então ela era um imóvel em abandono. É um imóve explêndido! Uma pena enorme desaparecer. Como é que nunca foi tombada? Dependeria do interesse dos proprietários? (Se é que eles existem). Fica na esquina da r. D. Antonia de Queiroz. Quase em frente ficava o Arquivo Histórico Estadual (creio), em um imóvel lindíssimo também, que creio era uma fábrica antiga de tapetes. Foi para o chão há uns 20 anos... Tristeza
ResponderExcluirOs tapumes para a demolição já foram colocados... http://flic.kr/p/91MBzN
ResponderExcluirDeu na Folha de hoje, 17/12/10: caiu total!
ResponderExcluirpelo que eu soube, as paredes estavam podres: uma marretada só para elas virem abaixo
ResponderExcluir