sexta-feira, 14 de abril de 2023

UMA MENNUCCI GIESBRECHT NA MARATONA DE ROMA (2023)

 

O Forum Romano em foto de 2022, por Christoph Keplinger

Depois de algumas semanas de atraso, transcrevo neste blog a aventura de minha filha com sua família, moradores da cidade de Pistoia, em texto escrito por minha esposa Ana Maria Giesbrecht, logo depois de receber as novidades de além-mar.

Com o Coliseu aguardando o retorno após 42.195 km em uma Roma que transporta você aos mais diversos períodos de uma cultura inigualável, a empresa ACEA Run Roma The Marathon foi a escolhida para um programa familiar de nossa filha Veronica e genro Alberto no início de abril deste mês, junto com nosso neto Massimo, de (quase) oito anos.

O percurso principal (normalmente escolhido pelos atletas, como Alberto) parte e chega ao Fórum Romano, passando em frente ao Vittoriano, na Piazza Venezia, com direito a contemplar o Circus Maximus, sentir a brisa do Lungotevere, passar em frente ao Castel Sant'Angelo, na Viale della Conciliazione com a Basílica de São Pedro, o Foro Italico e a Mesquita, Piazza del Popolo, Piazza di Spagna com a famosa Escadaria Espanhola, Piazza Navona, Via del Corso... como não podia deixar de ser, este foi o percurso escolhido pelo nosso genro italiano Alberto, que é atleta assíduo de Maratonas e Triatlo.

Há ainda a escolha de fazer um percurso menor, com cerca de 4,5km, caminhando e respirando todo aquele ambiente histórico. Este percurso foi o escolhido pela Veronica e o Massimo e, apesar de ser um evento internacional, minha filha correu com a bandeira italiana, sua segunda nacionalidade.

Correr ou andar em Roma é como estar em uma rua do século XV ou à época dos romanos antes de Cristo e depois voltar à vibrante cidade contemporânea com o contraste dos dias atuais e toda cultura milenar misturada!

O percurso incluiu o Fórum Romano, passando em frente ao Vittoriano, na Piazza Venezia, o Circus Massimus,  Castel Sant'Angelo, na Viale della Conciliazione com a Basílica de São Pedro, o Foro Italico e a Mesquita, Piazza del Popolo, Piazza di Spagna, Piazza Navona, Via del Corso… Que experiência!

A aventura começara um dia antes, com a viagem de trem da Toscana para Roma. Depois de um passeio pela cidade e a tradicional visita à Fontana di Trevi, esta última a primeira vez para o menino Massimo, foram para o hotel descansar para o grande evento.

Tudo isto feito por eles junto a um casal amigo, cujo filho é o melhor amigo do Massimo. Certamente, uma memória que guardarão para sempre!


Nenhum comentário:

Postar um comentário