domingo, 30 de abril de 2023

SÃO JOÃO DAS DUAS PONTES (2022)

 


ACIMA: Placa num dos limites da cidade. Não é um exemplo do que é a cidade, que tem casas e pequenos prédios de vários estilos e cores, bem como as cidades de hoje. Foto Ralph Mennucci Giesbrecht

Tenho viajado muito pouco pelo Estado de São Paulo, infelizmente. 

Porém, deixo as lamúrias de lado e lembro-me de uma das últimas viagens de carro, em agosto do ano passado, que fiz levaram-me a Floreal, no noroeste do estado, onde tenho um amigo.

Eu e ele pegamos o carro e fomos até a cidade de Estrela do Oeste, para dar uma olhada na ferrovia que passa por lá, a antiga Estrada de Ferro de Araraquara. Ali também se entronca a muito mais recente ferrovia Norte-Sul, que hoje liga Estrela a Marabá, no Pará. Estrela era a opção mais próxima para quem queria, até 2001, tomar o trem na estação mais próxima de São João.

Nenhuma destas ferrovias tem hoje trens de passageiros. A E. F. A. teve-os até 2001. Hoje, só trens de carga, principalmente soja matogrossense.

No caminho para chegar a Estrela, passamos praticamente dentro de uma cidade bem pequena, que foi fundada em 1947 e que ganhou autonomia como município em 1964.

ACIMA: Fotografia mostra uma cidade arborizada e agradável e foi extraída
do site da Prefeitura em 30/4/2023


ACIMA: Árvores vistas a partir da estrada no meio de plantação próxima a Duas Pontes. Foto Ralph Mennucci Giesbrecht

O tempo nos impediu de entrar na cidade e explorá-la mais. As cidades dessa região são pequenas e muitas delas têm geralmente menos de 10 mil habitantes, como São João, que tem cerca de 2.600 habitantes. 

A cerca de cem quilômetros a oeste dela, fica a cidade de Sud Mennucci, que leva o nome de meu avô e foi fundada em 1948. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário