quarta-feira, 5 de abril de 2023

MUNICÍPIOS DE SÃO PAULO E DE SANTO AMARO - MAPAS (1934 E 1935)

 

Mapa do município de São Paulo, Capital, logo após a absorsão do município de Santo Amaro, 1934.

Os mapas neste postageem foram encontrados no acervo de meu avô Sud Mennucci. Não é tanta gente assim hoje em dia que sabe que o município de Santo Amaro, existente desde o século XIX, foi anexado ao de São Paulo em 1934 (ver os dois mapas, desenhados pelo professor Moura Campos).

No mapa maior, vê-se como era a extensão da Capital paulista às vésperas da anexação do de Santo Amaro. O que delimita o município de São Paulo no desenho é a linha intermitente (._._.) que se vê nas divisas com outros municípios, na época Parnaíba, Juqueri (atual Mairiporã), Cotia, Santo Amaro, São Bernardo, Mogi das Cruzes, Guarulhos e Juqueri.

Com outros desmembramentos que houve nos anos seguintes, as fronteiras mudaram. Surgiram outros municípios em volta do de São Paulo, como Osasco, Santo André, Itaquaquecetuba, Cajamar e outros mais afastados ainda.

Fora outros detalhes, as divisas de São Paulo foram extendidas até o sul alcançando os municípios de São Bernardo, Itanhaém e São Vicente, desaparecendo o de Santo Amaro. 

Mapa do município de S. Paulo, em 1934, antes da absorção do município de Santo Amaro

No mapa menor, pode-se ver que a antiga divisa com Santo Amaro começava como uma linha reta intermitente que vinha de um ponto em Cotia e terminava na foz do córrego da Traição no rio Pinheiros (mais ou menos onde hoje é a barragem da Traição na avenida Marginal do rio Pinheiros). Depois, subia pelo córrego citado até oa região onde hoje está o Aeroporto de Congonhas.

O texto serve para mostrar os mapas dos anos 1930; possivelmente houve também pequenas correções na hora da união.

É interessante também notar as ferrovias existentes na época: SPR - Santos-Jundiaí (hoje linhas 1 e 11 da CPTM); EFS - Sorocabana (hoje linhas 8 e 9 da CPTM); EFCB - Central do Brasil, hoje variante de Poá e tronco; E. F. da Cantareira, parte dela, hoje linha 1 do Metrô). 


6 comentários:

  1. Já li a respeito da anexação do município de Santo Amaro. Uma seria uma vingança do Getúlio Vargas a Santo Amaro, por apoiar o Estado na revolução de 32 e outra que foi por causa do aeroporto de Congonhas

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    1. Outros dizem que foi pressão da Light e pelo Aeroporto de Congonhas

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  2. Ralph, creio que a data do mapa seja posterior. Pois o município vizinho está grafado como São Bernardo do Campo, coisa que só aconteceu depois de 1944, após a recuperação da autonomia perdida, em 1938, com a criação de Santo André.

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  3. As datas são essas mesmas. Porém, na época, as modificações de municípios eram tantas e a notícias, tantas também, que era comuim haver erros desse tipo: dava-se como certa a criação de um municipio e, antes de mudar realmente, já era incluido com antecedencia.

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    1. É que o "do Campo" só surgiu mesmo após 1944. Coisa do CNG, já tinha uma São Bernardo no Maranhão, acresceram o "do Campo", fazendo aquela ilação fantasiosa com a perdida Santo André da Borda do Campo. Grande abraço de um leitor assíduo.

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  4. Essa postagem me lembrou desse antigo mapa de 1938: https://commons.m.wikimedia.org/wiki/File:Mapa_do_Ex-Munic%C3%ADpio_de_Santo_Amaro_-_1,_Acervo_do_Museu_Paulista_da_USP_(cropped).jpg

    Algo interessante nesse mapa é que consta a localização de sítios na zona rural do município com os nomes dos proprietários da época. Há muitos nomes alemães, de descendentes dos colonos que chegaram ali no começo do século XIX.

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