domingo, 11 de dezembro de 2022

FALTA DINHEIRO NO BRASIL, MAS PREFEITURA ANUNCIA SHOW COM DINHEIRO PÚBLICO (2022)

Município de Timon, no Maranhão (Google Maps) 

De uma notícia publicada pelo portal UOL em 8/12/2022: o Ministério Público do Maranhão recomendou, no dia 1º de dezembro, o cancelamento de um show do cantor João Gomes na cidade de Timon, às margens do rio Parnaíba, na divisa com o Piauí.  

Entre as razões citadas no documento expedido pelo promotor de justiça Sérgio Martins, estão "o alto custo do show para o município, a crise financeira pela qual o país ainda passa devido à pandemia, o dever de canalização de recursos públicos, em tempos de crise, para serviços essenciais e contínuos, a exemplo da saúde, infraestrutura e saneamento básico", além do aumento do risco de contágio da covid-19.

Na recomendação, o MP destacou também as regras infraconstitucionais que regulamentam a contratação de shows e espetáculos artísticos pela administração pública.

A Prefeitura de Timon informou que o show terá o custo total de R$ 350 mil e que já enviou esclarecimentos ao Ministério Público quanto à realização do evento. Além disso, afirma que a organização das festividades está de acordo com as normas e requisitos legais do Estado. (nota deste autor: mas e o bom senso que deveria prevalecer, não é colocado na discussão e nos argumentos?)

"A Prefeitura destaca também a importância socioeconômica das atividades culturais comemorativas do aniversário da cidade, com fomento do turismo regional e incremento da economia formal e informal, e que está com 100% da cobertura vacinal completa (duas doses) para o público acima de 12 anos de idade, além de seguir cumprindo todas as medidas sanitárias preconizadas", finaliza o comunicado.

Nas redes sociais, 
muitos seguidores criticaram a decisão e reivindicaram melhorias no município.

"Calçamento das ruas não tem, mas dinheiro pra gastar com show...", escreveu uma internauta. "Esse dinheiro que vai dar pra ele deveria [ser usado] para comprar remédios para os postos de saúde, fazer um asfaltamento de qualidade para as ruas de Timon, para a educação", escreveu outra. 

"Eu quero saber quando vão colocar iluminação na minha rua. Gasta dinheiro com isso e as melhorias pra população nada, né?", criticou outra seguidora. 

Porém, houve quem comemorou o anúncio do evento. 
"Nossa cidade precisa de eventos como esse, de grande proporção, os responsáveis estão de parabéns", disse um seguidor."Já tô é lá. Eu amo minha cidade, nunca reclamei", elogiou outro. Evidentemente há quem prefira ficar sem calçamento e iluminação para assistir um show. Uma pena, mesmo. 

Os leitores que julguem. Em tempo: não faço a menor ideia de quem seja o cantor João Gomes. Merecerá ele o dinheiro que poderia ser empregado na infraestrutura do município?

 


3 comentários:

  1. Mas isso faz anos. Não assiste ao Ideas Radicais no YouTube?

    ResponderExcluir
  2. Faz anos, sim. Porém, não procuro pelas notícias deste tipo, apenas cito as que por acaso chegaram a mim. Caso contrário, não faria outra coisa na vida. É lamentável que os dirigentes e mesmo parte do povo continuem jogando dinheiro público em coisas que não são de sua alçada para gastar. Obrigado por seu comentário.

    ResponderExcluir
  3. E assim segue o BRASIL das banalidades. Na minha opinião, dinheiro público só deve ser usado em melhorias para a população e nada más.

    ResponderExcluir