segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

COMO MANTER UM SITE SEMPRE ATUALIZADO? (2022)

A estação de Estrela do Oeste, fotografada por mim em agosto deste ano. Claro, abandonada como a maioria. Construída pela E. F. Araraquara e fechada por volta de 2000

Não sou uma pessoa que se atualiza constantemente em termos de informática. Tenho um site, o www.estacoesferroviarias.com.br e um blog, o mesmo que você está lendo agora. 

Talvez tudo que garimpo para conseguir informações poderia ser feito de formas mais rápidas e eficientes. Por diversos motivos, isto não acontece, Leitores do meu site, por vezes, dão-me a impressão de que eu tenho um grupo de pessoas que me ajudam na parte burocrática o site. Não é o caso. Sou eu e mais ninguém fazendo uploads de materiais conseguidos de terceiros que me contatam de forma mais ou menos frequentes.

O fato real é que gosto de fazer o site e o blog. Nos últimos quatro anos, a postagem neste blog foi muito pequena. De fevereiro de 2021 a novembro deste ano não houve postagem nenhuma de minha parte. Porém, os uploads no site de estações ferroviárisa do Brasil foram praticamente dierios (embora as atualizações no site em si sejam geralmente mensais, com poucas exceções.

Uma estação pode estar em perfeito estado num dia e, em outro, virar cinzas por causa de incêndios geralmente involuntários. Por isto, o ideal seria ter ou colher informações de forma pelo menos mensal. Mas são quase 5 mil estações pelo Brasil afora. Como conseguir isto?

Neste ano que está acabando (2022 - hoje, 19 de dezenbro), visitei pessoalmente pouquíssimas estações. Piracicaba Paulista foi uma delas. Jundiaí foi outra. 

A estação de Catanduva, fotografada em 23 de janeiro deste ano por mim, quando "fugi" do meu trajeto original para ver a estação a qual eu somente conhecia por fotos de terceiros.

Entre 2018 e agora o número diminuiu muito, por muitas razões. A que mais influiu foi a pandemia de Covid-19, que me fez parar de tomar trens, ônibus e metrô. Problemas de saúde familiar também pesaram muito. Moro a 35 quilômetros da Praça da Sé e hoje viajo pouquíssimo a São Paulo; resido em Santana de Parnaíba, cidade a noroeste da Capital, nos limites da área metropolitana, também chamada de Grande São Paulo. E as estações da CPTM e de metrô não chegam até aqui. Por isto os ônibus que citei e há de se usá-los para chegar às estações mais próximas. 

Portanto, Barueri e Carapicuíba, que eram as que eu mais utilizava para ir a São Paulo, onde tomava as linhas de metrô ou da CPTM. Nem estas eu visitei recentemente, a não ser quando saio de carro (e o preço da gasolina pesa muito!) e eventualmente passo na frente de uma estação da CPTM. Dá para conferir que elas estão "vivas", claro, mas só isto. Estação de metrô eu não fotografo, por um motivo simples: boa parte delas são subterrâneas e em muitas delas nem a parte superior à rua indica algo de expressivo. Quem sabe um dia...

Apesar de tudo isto, fui a algumas estações do interior não por que eu quisesse especificamente vê-las (como fiz diversas vezes nos anos 1990, 2000 ou 2010), mas sim por que outro compromisso me fez ir até lá. Aproveitei para conferir as estações, claro. Foi assim em Piracicaba e Jundiaí. Em Catanduva, entrei na cidade, já que estava na estrada... e também fui a Estrela D´Oeste, onde estava uma das estações a qual eu jamais havia visitado. Porém, também estive em Campinas para um casamento e não consegui nem um tempinho para visitar a estação central, ou mesmo Anhumas...

Bons tempos aqueles em que eu era mais jovem e "caçava" estações ferroviárias, a grande maioria já desativada, passando um, dois ou três dias fora, atolando o carro, andando no meio de canaviais, conversando com muita gente que tem sempre muito a contar.

6 comentários:

  1. Ralph quantas estações você já visitou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por volta de 1.100 pelo Brasil. Estimativa do número de estações existentes: quase 5 mil

      Excluir
    2. Eu posso estar errado, mas o mistério de cada lugar deve ter sido o fator decisivo nas suas expedições ferroviárias!

      Excluir
  2. Compartilho do sentimento único de conhecer as estações. Cheguei a 455, e me orgulho das contribuições ao site. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Uma pena as estações terem se acabado. Perambulei muito pela antiga linha Santos - Cajati.

    ResponderExcluir