terça-feira, 28 de junho de 2016
DE TREM PARA AS TERMAS EM MINAS - 1934
Pois é, houve um tempo em que era possível ir de trem para Caxambu, São Lourenço, Cambuquira, Lambari... que delícia devia ser.
De São Paulo, o percurso era Estação do Norte (hoje Roosevelt) - Cruzeiro, onde havia baldeação para as linhas da Sul Mineira. Dali para São Lourenço era direto. Para Caxambu, havia baldeação em Soledade. Para Lambari e Cambuquira, havia baldeação em Freitas.
Já se o destino fosse Poços de Caldas e Pocinhos do Rio Verde, o caminho era pela Estação da Luz, baldeação em Campinas para a Mogiana, pegando um trem direto para Poços de Caldas.
Finalmente, para Araxá, era Luz - Campinas - Uberaba. Em Uberaba, baldeação para a Oeste de Minas até Araxá.
O anúncio acima foi publicado no jornal O Estado de S. Paulo em sua edição de 31 de dezembro de 1933.
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Ralph, segundo seu site Estações Ferroviárias, não havia baldeação na RMV. O trem já saía de Cruzeiro puxando os carros para Caxambu até Soledade, e os carros para Lambari até Freitas. Nessas duas estações eles eram desengatados do trem principal e passavam a ser puxados por outra locomotiva até o destino final (Campanha, no caso de Freitas). Não sei como o trem conseguia subir a serra de Cruzeiro para Minas com tantos carros...
ResponderExcluirÉ verdade, mas também dependia da época. De qualquer forma, eu deveria ter escrito "baldeação ou troca de locomotivas".
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