terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

SÃO PAULO: MAIS METRÔ EM 2020? MESMO? JURA?

Desenho - Futura estação Santa Marina - viatrolebus.com.br 

O Governador Geraldo Alkmin anunciou que a linha 6 do metrô (laranja) vai ser terminada no final do ano 2020, ou seja, daqui a quase cinco anos. A linha liga o bairro da Liberdade à futura estação da Vila Brasilândia, no norte da capital paulista.

No dia da entrega, quinze estações deverão estar funcionando nessa linha.

A construção está a cargo de um consórcio que tem as construtoras Odebrecht, Constran e Queiroz Galvão. Toda ela será construída em tuneis. Um túnel só, bem entendido, que se estenderá por todo o percurso.

A linha estava prevista para ser terminada no já não tão próximo ano de 2012. Nessa data ela não havia nem sido começada.

Ótima notícia... se pudéssemos ter certeza de que isso será realidade. Desde o início das obras do metrô, em 1970, há atrasos. Basta olharmos mapas e previsões de entregas das diversas linhas que já estão hoje em funcionamento durante os últimos quarenta anos.

Ainda mais hoje em dia, em tempos negros pelos quais estamos passando. As construtoras estão todas sob olhar cerrado dos jornais, do Supremo Tribunal e do povo mais esclarecido. Acusadas na operação Lava-Jato, não se sabe como sobreviverão à tempestade.

O próprio governador não estará mais no poder em 2020. Seu mandato expira no final de 2018 e ele não poderá ser reeleito. Como estarão essas obras nessa época? Seu sucessor, quem será? Terá ele vontade política e dinheiro para terminar a obra? Na minha visão de hoje, o sucessor é sempre pior do que o seu antecessor, que já não é normalmente grande coisa.

Se valer, pelo menos, para garantir o salário de um grande número de trabalhadores e operários até 2018, já vai servir para alguma coisa. Esperamos também que novas denúncias de sobrefaturamento e desvios de verba não aconteçam, principalmente de forma a travar as obras que, mesmo sem isso, geralmente atrasam.

Aliás, as obras já estão em andamento em alguns pontos da linha.

Outras linhas que estão (em teoria) sendo construídas estão bem atrasadas e andando em passo de tartaruga: a linha 13 (do Aeroporto de Cumbica) e o monotrilho entre a estação do Morumbi e o Aeroporto de Congonhas, bem como o monotrilho que segue como continuação da linha 2, Vila Madalena-Vila Prudente, hoje paralisado por causa de um rio que ninguém sabia que estava no caminho da obra (!!!), lá pelas bandas da Zona Leste.

Um comentário:

  1. Até dá para entender que há um século o ramal de Luzitânia, em Jaboticabal, tenha sido interrompido por uma pedreira. Ela estava coberta por solo acumulado há milhões de anos e por vegetação. Mas a avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello foi aberta sobre o Ribeirão da Móoca. Um pouco de pesquisa histórica, ou prospecção do solo (com as técnicas do século 21) impediriam qualquer tipo de surpresa. Agora só falta dizerem que a linha Laranja vai atrasar (ainda mais) porque "descobriram" um córrego sob a avenida Pacaembu.

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