A fotografia acima (Construção da Câmara Municipal e em primeiro plano a Praça das Bandeiras, ainda longe de ser urbanizada, vinte anos depois da demolição do antigo Largo do Piques) e todas as outras deste artigo foram publicadas no jornal Diário Popular nos meses de agosto e setembro de 1966. Os textos abaixo de cada uma delas, escritos aqui em outra fonte, são as notas que as acompanhavam.
"O fato é que, se houve
tempo em que os bondes representavam um dos meios de transporte mais
importante para os cidadãos paulistas, agora a coisa mudou muito. Os
barulhentos veículos deixaram de constituir qualquer coisa imprescindível. Pelo
contrário: aos poucos, estão sendo retirados. Antes, das artérias mais
importantes, onde atrapalham o trânsito normal da cidade. Depois, dos lugares
secundários, onde ônibus vão tomando seu lugar na preferência do público. A
cena foi na Praça João Mendes. O veículo, que já transportou tanta gente, está
sendo carregado por um caminhão. Progresso chegou e mudou o destino do
bonde."
"O tradicional meio de
transporte dos paulistanos vai desaparecendo como necessidade para escoamento
do tráfego na Capital. Agora, chegou a vez dos bondes da Avenida São João, que
hoje fazem sua derradeira viagem."
"O aspecto urbanístico da
Capital vem sofrendo constante transformação com o alargamento de antigas ruas.
As obras da Amaral Gurgel, já em fase final, emprestaram nova fisionomia ao
local."
"Duzentos homens estão
empenhados, das 7 às 22 horas, nos trabalhos de abertura do primeiro quilômetro
da Avenida Vinte e Três de Maio, ex-Itororó, cuja extensão deverá ser de
aproximadamente dez quilômetros, iniciando-se no Viaduto Dona Paulina e indo
até o Ibirapuera. Antes de começar a construção, foram feitas algumas
desapropriações e demolições. O trecho em questão, que vai até a Rua Pedroso de
Morais [sic], tem seu
custo calculado em um bilhão e meio de cruzeiros. A avenida deverá ser uma das
mais modernas da Capital, tendo quatro pistas laterais e metrô no centro."
"Quem precisa chegar ao centro da cidade em hora
certa nunca deve tomar ônibus procedente da Zona Leste e que trafega pela
Avenida Celso Garcia. A obrigatoriedade imposta pela DST de os coletivos
permanecerem sempre à direita nessa avenida está provocando a formação de
extensa fila, resultando em um deslocamento extremamente lento dos ônibus
(foto). Os usuários se veem obrigados a abandonar os coletivos em pontos
distantes dos pretendidos e empreender longa caminhada para atender seus
compromissos, pois a pé é mais rápido."
"Para os transeuntes obrigados a atravessar a Praça Clóvis Bevilacqua no
princípio da Avenida Rangel Pestana, essa pedraria que se vê na foto já faz
parte da paisagem. Antes, era mureta. Até que um carro resolveu ver se,
batendo, ela continuava de pé. Não houve vítimas: nem mortos nem feridos. Mas a
mureta caiu. E ficou por lá mesmo. Não atrapalha o trânsito de automóveis, não.
Nem o de pedestres, que têm bastante espaço para dar a volta e prosseguir em
seu caminho. Mas, uma vez mais, fica provada a displicência com que as
repartições competentes tratam a nossa cidade. Afinal, o 'lixo' está para ser
retirado há mais de um mês, e até agora ninguém se mexeu. Agora, duas coisas
poderão acontecer. Se alguém resolve tomar providências, logo os 'restos
mortais' da mureta serão retirados. Senão, ficarão à espera de
desintegrar-se em átomos nos próximos séculos."
"A grande e moderna avenida
que levará uma pessoa, em quinze minutos, do centro da cidade ao Aeroporto de
Congonhas, está sendo construída vagarosamente. É que está faltando asfalto no
mercado. A informação é de um engenheiro da obra."
"Moradores da Avenida Aeroporto, no Brooklin Novo, estão
protestando porque a Prefeitura paralisou as obras de canalização do Córrego da
Traição, naquele bairro. A conclusão da obra é esperada com grande interesse
por aquelas pessoas, cuja situação atual é de desespero, em razão das péssimas
condições de higiene a que estão submetidas, com ratos, pernilongos e animais
podres atirados às águas do riacho. (…) A canalização do Córrego da Traição ensejará à Prefeitura a
construção da Avenida Aeroporto, da qual atualmente existe apenas um trecho,
sendo o restante uma imensa cratera, onde há toda espécie de detritos. (…)
Casais de maloqueiros postam-se às margens do córrego para a prática de atos
indecorosos à vista de quem quer que passe pelo local. (…)" (nota deste autor: Avenida Aeroporto seria o que se chamaria mais tarde de Avenida dos Bandeirantes)
"OS CÃES DO PALÁCIO —
Lumumba e Tiquinho (foto), os cães de estimação da família do governador,
saíram furtivamente do Palácio dos Campos Elíseos, na quarta-feira, a fim de
conhecer a vida noturna da cidade. Seus ilustres donos, preocupados, recorreram
às estações de rádio, de televisão e aos jornais, solicitando a quem os
localizasse dar informações aos Campos Elíseos. Na manhã de ontem, o 'poodle'
Lumumba retornou, só, à fidalga residência. À tarde, Tiquinho, o pequinês, foi
entregue à família Natel por um menino que, como recompensa, recebeu uma
gratificação de vinte mil cruzeiros e foi convidado a passar o domingo no
palácio, onde assistirá a um filme em companhia dos filhos do governador."
"Está sendo construída, ao nível da pista do viaduto de Vila
Matilde, moderna bilheteria para a estação ferroviária do bairro. A construção,
cuja concretagem será concluída ainda nesta semana, terá acabamento de primeira
ordem, diversos guichês e escadas de cimento armado para acesso à plataforma.
Com isso, os passageiros da Central do Brasil poderão adquirir suas passagens
tranquilamente, sem o problema das enormes filas. Isso já é alguma coisa, porque
os comboios… bem, isso é outra história…"
"FRIO E CHUVA — Começou anteontem, ao cair da noite, com um
friozinho aborrecido e já na madrugada chuva impertinente se abatia sobre a
Capital. Pela manhã, incômoda garoa modificou o aspecto de São Paulo, e os guarda-chuvas
ressurgiram. E assim foi durante todo o dia, com chuviscos intermitentes,
cortantes, e temperatura baixa, fazendo o paulistano tiritar de frio, que o sol
dos últimos dias parecia ter afugentado para o próximo inverno."
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