domingo, 5 de outubro de 2014

INHAÍBA, SOROCABA E O OURO BRANCO DA SOROCABANA - 1939


A fotografia acima foi publicada numa revista "Nossa Estrada" no ano de 1959 e enviada a mim por Thomas Correa. Colocada em meu site, foi-o como se a data houvesse sido 1959, data de publicação na revista. Ela mostra uma cena do famoso trem "Ouro Branco" - famoso para a época, uma época em que os governantes brasileiros e principalmente paulistas ainda tinham cérebro e investiam na infraestrutura, principalmente ferroviária - parado na estação de Inhaíba, da Sorocabana, no município de Sorocaba, São Paulo e estação da linha-tronco da saudosa E. F. Sorocabana.

Inhaíba hoje não mais existe, o vilarejo tem pouquíssimas casas, é um bairro rural, raros trens ainda passam por lá, cargueiros e tocados pela América Latina Logística - ALL. Trens de passageiros deixaram de passar por ali no início de 1999 e consta que a estação teria sido demolida no ano anterior. Aliás, esta é a única fotografia desta estação que tenho.

Há algum tempo atrás, um leitor de meu site, Marcos Luís da Silva, não somente corrigiu-me por e-mail a data da foto (não era 1959 e sim 1939), como ainda deu-me diversos detalhes sobre ela e sobra a estação de Inhaíba, conforme transcrito abaixo:


"Eu estou nesta foto, o primeiro menino de calças curtas e camisa branca da esquerda para a direita sou eu aos 9 anos de idade, ao lado do meu Tio, Antonio de Deus Pires (já falecido), que na época tinha um bar e empório em frente à estação, além de minha prima Terezinha de Deus Pires, última da foto à direita. Esse trem era muito usado pelos poucos moradores do vilarejo para se deslocar para Sorocaba e principalmente pelas pessoas que trabalhavam na cidade de Aluminio na Cia Brasileira de Aluminio (Grupo Votorantim), percurso que fiz várias vezes também para estudar e trabalhar naquela cidade anos depois, quando passei a morar com minha familia em Inhayba de 1960 a 1971. 

Esta foto foi tirada pelo meu irmão mais velho, que era fotógrafo, a pedido do meu tio Antonio, devido a despedida da Professora que lecionava em Inhayba e morava em Sorocaba e era muito querida pelos pais de alunos que frequentavam a Escola Mista de Vila Nova. A Professora era Diva Gataz Matiello (na foto ao lado do meu tio de terno branco), lembro-me do nome dela como se fosse hoje apesar de não ter sido aluno dela, mas simplesmente pelo fato de minha prima falar muito dela por ser aluna e gostar demais dela. Era o fim do ano letivo de 1959. Em relação à estação, demolida em 1998, lembro-me com saudades dos Guichês onde se comprava as "passagens", feito de madeira imbuia negra, bem como o aparelho de telégrafo da mesma madeira. 

O banco no saguão de espera era um banco de madeira pintado de verde escuro fixado em estrutura de ferro fundido, como um banco de jardim. Onde na foto está o trem e as pessoas, bem ao lado no meio da plataforma de embarque, havia um bar e lanchonete e quando os trens paravam na estação, os passageiros desciam do trem para comprar lanches, doces e refrigerantes (sem gelo, porque não havia energia elétrica). A noite, a estação era iluminada por lampiões de querosene".

Um comentário:

  1. Li esse artigo sobre o trem Ouro Branco ,e mesmo sendo da família ferroviária ,não me lembro de ter visto esse trem circulando ,aqui pelas bandas de Iperó- Boituva-Sorocaba .Agora são exatamente 21:54 dia 05/10/2014 e os últimos resultados ,das eleições do primeiro turno ,acho que estão totalmente desvendados ,havendo clara possibilidade de alternância no poder . Para o futuro será que poderemos sonhar com o som de barulhos dos trilhos e a ressurreição de nossas ferrovias ? Espero em Deus que essa graça seja alcançada .

    ResponderExcluir