segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A HISTÓRIA DE DUAS LOCOMOTIVAS G-12

 Foto Ralph M. Giesbrecht - 30/9/2012

Na minha visita à cidade de Recreio, entroncamento da antiga Leopoldina com as linhas do Centro e do Manhuaçu - que ainda existem e são utilizadas, embora desta última somente sobreviva o trecho até Cisneiros, não muito longe dali - a primeira fotografia que fiz foi a da G-12 da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), número 7062, estacionada bem na entrada do pátio da estação da cidade.

Depois, com a informação com mais detalhes de colegas ferroviaristas, soube que essa locomotiva era originalmente de bitola larga e da Companhia Paulista. Recentemente, foi rebitolada para métrica e passou a ser utilizada nessa linha da FCA, da antiga Leopoldina Railway, que, basicamente somente ainda é usada para se transportar bauxita de Cataguases até Alumínio, em São Paulo, com uma parada em Paraíba do Sul para transbordo da carga para trens de bitola larga da MRS.

A mesma locomotiva, com o número da FEPASA 7062, aparece aqui embaixo, aparentemente já em bitola métrica:

Da sua "irmã", a atual 7063, pode-se traçar também um histórico fotográfico. Ela é vista abaixo com a mesma pintura laranja da FCA, em Divinópolis, em 2010.

Mario Favareto explica que seu número original era 763, com a pintura original e muito mais bonita da velha CP. Abaixo, pode ser vista... em branco e preto.

Depois, passou pela FEPASA, com a pintura prateada "Ave Maria" (abaixo), ainda na bitola larga.

Em 2009, foi vista já na métrica em Divinópolis, ainda com a pintura da FEPASA, dez anos depois de sua extinção, operada pela FCA (abaixo). Logo depois disso, foi pintada com a cor laranja, já mostrada mais acima.

5 comentários:

  1. Ainda é a locomotiva que "mora no coração", para mim que tenho 37 anos e nasci a 50m da linha São Francisco.

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  2. Bitola métrica MRS? Num entendi?
    E qual o caminho que trem faz pra chegar até Alumínio-SP?

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  3. Está infelizmente escrito errado. é bitola larga, logicamente. Vou corrigir no texto. Falta de atenção minha

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  4. Ralph, na foto da 7062 com a pintura da Fepasa, ela ainda estava com bitola larga, a foto foi feita ao lado da plataforma na estação Bauru Paulista. Essas locomotivas foram reformadas e rebitoladas para métrica, até onde sei, só quando foram para a FCA mesmo.

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  5. Existe um vídeo no YouTube da 7062 tracionando trens de passageiros em Rio claro 1995 sentido capital

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