segunda-feira, 9 de julho de 2012

TRANSPORTE NA GRANDE SÃO PAULO É UMA GRANDE PIADA

Não é engraçado que a CPTM não queira prorrogar o horário de seus trens quando há jogos? Na noite do dia 4 de julho, o Palmeiras jogou contra o Coritiba no estádio de Barueri (a tal "Arena Barueri... antigamente estãdio era estádio, hoje é "arena"...), município no oeste da Grande São Paulo. A própria CPTM recomenda que quem queira ir de trem ao estádio use a estação Jardim Belval, uma depois da central de Barueri, e ande até o estádio. Realmente, ela é a estação mais próxima. Mesmo assim, não é tanto, deve dar pelo menos uns 20 minutos de caminhada.

O problema é que, para voltar, você pode perder o trem, a não ser que saia antes do final do jogo, que acaba às 23:45. Isto porque os trens deixam de circular entre meia noite e 5 da manhã. Puxa, não dá para prolongar o horário quando há jogo? É tanto problema assim? Não há jogos todos os dias, afinal...

A alternativa: ir de carro. Mas não espere conseguir estacioná-lo. Não há estsacionamentos pagos e as ruas são estreitas e tortuosas, além de se encherem de carros normalmente, imagine quando há jogos. É possível que você tenha de andar mais do que quando desce em Jardim Belval. Além disso, o trânsito fica caótico, pois o acesso por rua ao estádio é terrível, como todo o sistema viário de Barueri, que de planejado não tem nem sombra.

Vá de ônibus, então. O problema é que o ônibus enfrente o mesmo trânsito que os automóveis, táxis e o escambau. Só o trem não pega trânsito. Mas não funciona no final do jogo. Ah, qual é????

O mais provável é que a CPTM não queira os torcedores na volta, com derrota ou com vitória do time da casa - que, nesse caso, é o Palmeiras. Eles podem causar depredações no trem, de tão alegres com a vitória ou nervosos com a derrota. E como segurança pública em São Paulo não exiete, o melhor é parar o trem.

Meu Deus, faz sentido isso??

3 comentários:

  1. Chega a ser cômico... Quantas dificuldades numa única situação.

    ResponderExcluir
  2. Ralph. Nessa questão do transporte dos torcedores, teria sentido se os empresários do esporte tivessem vergonha na cara e antecipassem os jogos. E não ficassem com mesquinharias prejudicando os torcedores que querem assistir os jogos. Tá certo que deveria ter transporte após a meia noite, mas sem programar fica dificil. E essas empresas dificilmente querem organizar algo em prol dos torcedores. Em São Paulo houve a tentativa de limitar o horario de inicio dos jogos, mas teve uma emissora que foi a primeira a dar contra pois interferiria na grade de programação. Bom, as pessoas que querem ir ao estádio que se lixem. E por extensão a CPTM, o metrô e os onibus que não querem ou não devem esticar seus horários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, mas com sacanagem ou sem, a torcida não tem de pagar por elas...

      Excluir