quinta-feira, 5 de junho de 2014

WARNOW

Recebi há cerca de uma semana um e-mail de um alemão da cidade de Rostock, Alemanha.

Mapa que mostra o rio Warnow e a cidade de Rostock (Google Maps)

Rostock fica no estado de Mecklenburg-Vorpommern, na antiga Alemanha Oriental. A cidade é banhada pelo rio Warnow, ali, praticamente um estuário, pouco antes da foz do rio no Mar Baltico.

O alemão, muito simpático, escreveu-me em inglês esperando que eu pudesse responder em inglês ou em alemão. Deu sorte. Inglês eu sei. Já meu alemão é fraquinho, iria demorar una meia hora a mais do que levou para responder-lhe na língua inglesa.
Estação de Warnow, Indaial, SC, depredada em 2007

Ele havia visto em meu site a página da estação de Warnow, em Indaial, Santa Catarina, próxima a Blumenau, e queria mais informações sobre ela.

Bom, para um lugar em que nunca estive, eu tive de dizer-lhe que, fora o que estava no site, eu não tinha muita coisa, mas que ia endereçar o e-mail para a minha amiga Angelina Wittman, que é de lá e conhece muito sobre Blumenau e sobre a Estrada de Ferro de Santa Catarina, extinta em 1971, única ferrovia de origem alemã no Brasil.

Sei que eles entraram em contato, ele me agradeceu, não sei o que ela falou para ele sobre Warnow.
Estuario do rio Warnow e ao fundo a cidade de Rostock - foto enviada por Gerhard H. Ehlers

Ele me mandou uma fotografia do rio e da cidade ao fundo. A largura do rio me impressionou, somente no mapa do Google é que eu pude ver por que.

Eu nem imaginava de onde havia vindo o nome Warnow, que soa como polonês, afinal, a região está na divisa da Polônia com a Alemanha.

São essas coisas que me deixam alegre de ter escrito e de continuar escrevendo o meu site www.estacoesferroviarias.com.brwww.estacoesferroviarias.com.br.

4 comentários:

  1. Bacana, Ralph! Perdoe-me a ignorância, mas como seria a pronúncia deste nome? Varnóv, Varnou, Uarnou... Um abraço do Leandro, de Niterói.

    ResponderExcluir
  2. E a cidade de Warnow lembra alguma coisa da cidade alema??

    ResponderExcluir
  3. Warnow, SC, é apenas um bairro com uma estação abandonada, no municipio de Indaial. Provavelmente, o nome foi dado por alguem da ferrovia, que era alemã e portanto cheio de alemães, que nasceu em Warnow, Alemanha uem algum lugar às margens do rio Warnow

    ResponderExcluir