sábado, 29 de dezembro de 2012

TRENS DE PASSAGEIROS SEGUEM NA ESPERA

Trem de passageiros da FEPASA deixa a gare de Campinas no sentido de Araguari, MG. Anos 1970

Como os trens de passageiros de antigamente - esse "antigamente" está cada vez mais longe, os últimos (fora os dois clássicos da Vale, Vitoria-Minas e Carajás) rodaram em março de 2001 em São Paulo -, os trens aguardam licença para partir. Só que, agora, não é da plataforma da estação, mas da gaveta dos projetos.

Pelo que é divulgado na imprensa do país, os que têm mais aparecido são o "Pé-Vermelho", como o governo o está chamando, trem que liga Londrina a Paisanadu, no norte do Paraná. Na verdade, uma repetição mais curta do velho trem Ourinhos-Maringá e sua continuação, o Maringá-Cianorte, extintos em 1982. Sairá?

Outro é o trem para Campinas, partindo de São Paulo, que vira e mexe se "mistura" com anúncios do trem Jundiaí-Sumaré. Sairá?

O célebre TAV Rio-São Paulo-Campinas, com licitação adiada pela n-ésima vez, agora para o segundo semestre de 2013. Sairá?

Temos ainda o Ouro Preto-Brumadinho-BH-Sete Lagoas, também aguardando aproveção, recurso, essas coisas. Sairá?

Há também VLTs esperados para Santos, Sobral, Cuiabá, Macaé... sairão? Essas coisas de "verbas do PAC" me assustam.

Enfim, a espera e indecisão de sempre. E como as notícias chegam via imprensa, não é tão fácil assim de se saber o grau de seriedade no momento para cada um desses.

No fim das contas, somente acreditarei neles após o primeiro dia de operações. Sou pessimista, mas ainda assim, torço para que eu esteja errado e tudo isso um dia saia... de preferência enquanto eu ainda estiver vivo.

8 comentários:

  1. Enquanto isso, os chineses inauguraram a mais longa linha de trens de alta velocidade do mundo, num trajeto de quase 2,4 mil quilômetros de extensão. E aqui no Brasil, talvez no dia do juízo final, quem sabe, alguma coisa saia...

    ResponderExcluir
  2. "EU COMO SIMPLES CIDADÃO E ENTUSIASTA DOS TRENS DE PASSAGEIROS, SEM SER PESSIMISTA, MAS SENDO REALISTA, SUGIRO QUE ESPEREMOS SENTADOS. PORQUE EM PÉ, VAI CANSAR!..."

    ResponderExcluir
  3. Pais nojento, de politicos imundos e povo ignorante. O mundo vai de trem e o Brasi de caminhao. Sera que so nos eatamos certos?

    ResponderExcluir
  4. Como seria bom ter um trem de Ribeirão Preto - SP até Araguari - MG!

    ResponderExcluir
  5. O VLT de Santos sairá, eu sou da cidade e posso afirmar (resta saber se as duas linhas ou somente uma). E Ralph, ainda tem os 3 Trens Intercidades: Santos, Sorocaba e São José dos Campos, fora o prolongamento da Linha 7 até Campinas.

    ResponderExcluir
  6. Pois é Ralph, o que vemos é total insegurança dos nossos administradores políticos, pois se tivessem coragem ( que deriva da convicção ) já estariam se empenhando em implantar estes projetos. O maior exemplo é justamente do trem de alta velocidade, Rio, SP, Campinas, que vem tendo as licitações modificadas. Não sabemos nem preparar licitações, ou seja, saber o que queremos do transporte ferroviário.....

    ResponderExcluir
  7. Ralph, esta foto é da plataforma de baldeação da paulista para a Mogiana na estação de Campinas (CPEF) já postou ela no site Estações Ferroviárias?
    Aquele Abraço

    ResponderExcluir
  8. http://economia.estadao.com.br/noticias/economia%20geral,trem-regional-de-sao-paulo-tera-416-km-em-cinco-linhas,142083,0.htm

    ResponderExcluir