quinta-feira, 8 de novembro de 2012

LOTEANDO SÃO PAULO


O anúncio publicado no jornal Folha da Manhã de 1949 mostra o loteamento de uma pequena área na esquina das ruas Texas e Nova York, próximo à avenida Santo Amaro. Esta cruzava o córrego por uma ponte mais estreita que a via carroçável (o mapa mostra isso) e não era duplicada, apesar de ser já asfaltada. Era "estrada velha" mesmo, em contraposição à "estrada nova de Santo Amaro" (o atual eixo Moreira Gumarães-Washington Luiz). Eu cheguei a cruzar o córrego pela já chamada avenida Santo Amaro dirigindo meu fusquinha 67 (ou melhor, de meu pai). O local, hoje, sessenta e três anos depois, movimentadíssimo, quase em nada recorda aqueles tempos tão tranquilos.

O local era tipicamente o que se chamava de "fim de mundo". Ficava exatamente na divisa entre os municípios de Santo Amaro e de São Paulo, à beira do córrego da Traição; era esse, catorze anos antes (em 1934, ano em que houve a incorporação de Santo Amaro pela capital), devia ser quase que certamente o local menos populado das margens da velha estrada: beira de córrego, divisa de municípios em áreas rurais de ambos... com a união dos dois, aquilo começou a ter melhores condições de progresso.

O problema é que, vinte anos depois do anúncio, o córrego foi retificado, canalizado e uma avenida se instalou sobre ele - exatamente a que levaria os carros da Marginal do rio Pinheiros para a saída das vias Anchieta e Imigrantes, que, como sabemos, levam para o litoral. A avenida da Traição, logo renomeada de dos Bandeirantes, começou a se encher de automóveis, caminhões e ônibus e em pouco tempo tornou-se uma das mais movimentadas da capital. Sua construção incorporou o pedaço inicial da rua Texas 'as margens da avenida. A numeração que aparece hoje nessas casas são referentes à avenida e não mais à velha rua Texas. Provavelmente por causa da degradação desse ponto em tão pouco tempo, casas que foram construídas naquele local sobreviveram até hoje em estado bastante sofrível, como se pode ver nas fotografias. Já para piorar a situação, um viaduto foi construído na avenida Santo Amaro sobre a nva avenida, quase que engolindo as casinhas.

As casas que aparecem na fotografia estão fora do loteamento: podem ser até um pouco mais antigas que ele, pelo tipo de construção. A da direita foi ou reformada ou construída depois das outras. Já a construção branca da extrema direita é um galpão e está construído sobre os lotes 6 e 6-A do loteamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário