terça-feira, 1 de março de 2011

KASSAB: GOVERNE, PÔ!!!

Chove copiosamente na Praça do Patriarca às 11 e meia da manhã de segunda-feira, 28 de fevereiro. O que parece neblina na foto é um chuvão.
O prefeito Gilberto Kassab está muito preocupado em fazer política, decidir se sai do DEM, se monta um novo partido, se fica no DEM, se vai para algum partido que já existe e outras decisões que somente interessam a ele. Enquanto isso, a cidade de São Paulo fica à deriva.

O lixo nas ruas e córregos existe hoje numa quantidade que nunca existiu no passado recente. As inundações são frequentes. É certo que ele não é o único responsável por elas. Todo esse problema já vem de um passado distante. Mas é certo também que ele não faz nem o mínimo do que podia fazer. O que, afinal, ele pode fazer? Por exemplo, dar manutenção às bombas nos túneis do Anhangabaú, que sempre inunda com qualquer chuva. Dar manutenção nos piscinões, que, sim, são insuficientes, mas que precisam de manutenção constante.

Precisa limpar ruas e limpar bueiros. Que diabo, faça as empresas de limpeza contratadas trabalharem direito! Dar vassouras para garis que limpam as ruas não adianta: a quantidade deles e o tempo que se dedica a esta limpeza é claramente insuficiente. Hoje eles limpam, amanhã está sujo e assim fica até eles voltarem. A única solução é obrigar os proprietários de terrenos, casas e edifícios a se responsabilizar pela limpeza de suas próprias calçadas e bocas de lobo sob pena de pesadas multas se tal não for feito. Mas o Sr. Kassab está preocupado com outras coisas hoje.

É realmente uma piada ler o que o jornal O Estado de S. Paulo escreve hoje como manchete na primeira página do caderno Metrópole: algo como (não estou com o jornal aqui no momento): "O problema das enchentes somente será resolvida daqui a 40 anos em São Paulo". Na verdade, o jornal apenas reproduz o que alguém do governo lhe falou.

Ora: já vimos essa notíci no passado. Muda a quantidade de anos, apenas. Não é difícil que, trinta anos atrás, algum prefeito ou secretário tenha dito a mesma coisa, falando que somente em 2010 o problema estaria resolvido. Assim como Maluf disse que os piscinões resolveriam o problema. Claro - desde que fossem construídos em tamanho suficiente e a eles fosse dada manutenção contínua.

E enquanto isso, continua a construção indiscriminada de prédios altíssimos, concretagem de terrenos acima do esperado, falta de infraestrutura, e por aí vai. Não temos prefeito. Temos penas um sujeito no cargo que fica olhando e contornando os problemas, dando entrevistas e falando nada que seja aproveitável. Uma pena. E não, não espere o problema das enchentes resolvido daqui a 40 anos. Aliás, quem de nós pode imaginar o que será esta cidade daqui a 40 anos? Alguém arrisca um palpite?

3 comentários:

  1. Putz! O que será a cidade daqui a 40 anos? Não vale, não estarei aqui pra conferir. Vamos dizer, 25 anos, acho que estarei vivo até lá. Como estará a cidade em 2035? (E o Brasil e o mundo?...)

    ResponderExcluir
  2. “Terra da Garoa” tornou-se apelido obsoleto
    O volume de chuvas que caiu é de dar medo
    Mais uma vez, sofrimento para a população
    E absolutamente nenhuma garantia de solução

    O Tietê, sempre ele, novamente transbordou
    Ruas interditadas, carros boiando, tudo parou
    Parte da culpa é de quem lixo nele vive a jogar
    2,1 milhões de m3 de sujeira se tem para retirar

    A outra parte, governantes, não tem como negar
    Um espetáculo de negligência: décadas em cartaz
    Tucanos? Petistas? Nem importa quem são vocês
    Tiveram oportunidade para resolver e nada se fez

    A maior metrópole daqui carece de 136 reservatórios
    Só um terço está pronto, como informam os relatórios
    E disso se sabe desde 1998, há exatamente 13 anos atrás!
    Não surpreende que a população neles não acredite mais

    E o pior: pelo cronograma, 40 anos é o prazo de conclusão
    Sim, pode ler outra vez: duas gerações inteiras aguardarão
    Em 2050, se eficiência de 1º mundo houver, resolverão
    Balde de água fria? Além disso: mais chuva é a previsão

    http://noticiaemverso.com
    twitter: @noticiaemverso

    ResponderExcluir
  3. Luiz Carlos

    A realidade dos fatos está definida no primeiro paragrafo de sua postagem. Ao Prefeito não importa nada da cidade. Êle, como tôdos os outros politicos, só enxerga a sua carreira , sempre pautada em golpes de mão e canalhices varias. Depois vem a TV com aquela cara de pudim estragado dizer que nunca antes nesta cidade choveu etc, etc , etc.

    ResponderExcluir